Filmes snuff: conheça o conceito dos filmes de terror

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Terror é sempre um gênero que chama a atenção. Alguns passam longe, já outros veneram. Há títulos que, de fato, impressionam pelas cenas de violência e tortura explícita. Filmes com essa pegada são conhecidos como snuff. O subgênero do terror ficou famoso, sobretudo, por meio de lendas urbanas criadas antes do lançamento de um filme.

Dessa forma, boatos sobre a produção eram espalhados dando a entender que, ao invés de se basearem em um roteiro de ficção, os cineastas apresentavam assassinatos que teriam acontecido de verdade.

Qual a origem do termo snuff?

O termo snuff apareceu pela primeira vez em 1971, num livro do escritor Ed Sanders. A obra retratava algumas das atrocidades da seita liderada por Charles Manson. Conforme pesquisas, os membros teriam gravado seus crimes com uma filmadora.

Embora na época não houvesse comprovação do fato, o autor decidiu mesmo assim utilizar o termo snuff. Sua atitude, de fato, ajudou a nomear uma nova categoria de filmes de terror. No ano seguinte, inspirado pelo caso da Família Manson, o distribuidor Allan Shackleton lançou o filme de baixo orçamento chamado Massacre.

Contudo, embora tivesse cenas de violência bastante chocantes, o longa não agradou o público. Mas, algo mudaria o rumo do projeto logo após escutar uma conversa entre dois espectadores. A dupla evidenciava que algumas cenas realmente pareciam verídicas. Assim, Shackleton percebeu que poderia reverter o fracasso. Então, trocou o título e promoveu um novo lançamento incluindo cenas adicionais.

Posteriormente espalhou o boato de que o novo filme contava com uma sequência de assassinatos reais cometidos durante a produção. A ideia realmente funcionou e atraiu muita gente interessada apenas nisso. Assim, estava criada a tendência que passou a inspirar outros cineastas.

Sucesso carregado de polêmicas

Assim como atrai a atenção do público, a essência dos filmes snuff é também motivo de polêmicas. O realismo das cenas de extrema violência choca e leva muitas pessoas a buscar informações sobre os bastidores das produções. Ao ponto de levar alguns a acessar a famosa Deep Web, que configura uma área da Internet que fica “escondida” e tem pouca regulamentação. De forma simples, por lá tudo é “permitido”. Assim sendo, é possível encontrar filmes que, de fato, usaram assassinatos reais para contar uma história.

3 filmes snuff

Se você chegou até aqui certamente percebeu que uma produção classifica como snuff, tem o poder de chocar. Aliás, existem muitos filmes que ao serem lançados foram proibidos em diversos países. Listamos três títulos para você conhecer um pouco mais sobre o gênero.

The Houses October Built (2014)

Para quem tem medo de palhaço, certamente The Houses October Built não fará parte da lista de favoritos. A um estilo documentário, o filme acompanha cinco amigos que saem em busca da “casa de terror” mais assustadora dos EUA.

Mas, o passeio começa a perder a diversão quando percebem que algumas pessoas fantasiadas parecem estar os seguindo. No entanto, decidem continuar a viagem, mas não imaginam que o medo pode ser bem real. O longa não está disponível no streaming.

Megan Is Missing (2011)

Apesar de ter sido lançado há mais de dez anos, Megan Is Missing ganhou novamente as telas em 2020. O filme foi parar no Tik Tok e levou milhares de pessoas a pensar que a história realmente aconteceu. Aliás, o longa é tão chocante que chegou a ser banido de países como Nova Zelândia.

A história basicamente acompanha duas garotas que acabam caindo nas mãos de um predador sexual na internet. O filme não está disponível no streaming.

A Bruxa de Blair (1999)

Com toda a certeza, A Bruxa de Blair marcou muitos que, de fato, acreditaram se tratar de uma história verdadeira. O filme marcou os anos 1990 por trazer o ar documental para filmes de terror. Na trama, três estudantes de cinema vão para a floresta para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair. Contudo, eles desaparecem misteriosamente, deixando apenas as fitas gravadas durante a aventura.

Então, você já havia escutado falar sobre filmes snuff? Curtiu conhecer um pouco mais sobre as produções de terror? Comenta aqui!