Que ano acontece Stranger Things 4? Referências e easter-eggs

Em dúvida sobre em que ano acontece Stranger Things 4? Separamos as principais referências que ajudam a entregar. Confira!

Stranger Things não é Stranger Things sem uma variedade de referências e easter-eggs. Desde a primeira temporada, os criadores, os irmãos Duffer, recolhem inspirações e aplicam na série. Logo, os anos 1980 estão presentes em todos os momentos da produção. Por um lado, conquista o público pelo fator nostalgia. Pelo outro, ajuda a orientar os fãs a entenderem em que momento os eventos ocorrem. Assim, a partir de referências e easter-eggs, em que ano acontece Stranger Things 4?

A série não faz muitos mistérios em relação ao período retratado. Contudo, a 4ª temporada trouxe alguns elementos novos que podem ter causado certa confusão. Mas nada que tire de vista o ano em que acontece Stranger Things 4. Não precisamos avisar sobre eventuais spoilers, certo?! Leia com atenção!

Em que ano acontece Stranger Things 4?

A 4ª temporada de Stranger Things começa seis meses após a Batalha de Starcourt, que trouxe terror e perdas para a cidade de Hawkins. Assim, na retomada do 4º ano, Stranger Things avançou para o ano de 1986. Afinal, os eventos da temporada anterior aconteceram durante o 4 de julho de 1985.

O problema é que alguns personagens “voltaram no tempo” — e ainda não temos uma explicação clara sobre. Acontece que o Mundo Invertido apresenta uma concepção diferente de tempo. Ou seja, as duas dimensões contemplam distintas linhas do tempo. Enquanto no mundo normal tudo acontece em 1986, o Mundo Invertido segue em 1983. Portanto, todas as cenas que se passam no Mundo invertido acontecem no passado, em uma linha do tempo diferente.

Principais referências que entregam em que ano acontece Stranger Things 4

Além do aspecto narrativo, Stranger Things entrega muito com referências e easter-eggs. Assim, os fãs sempre se situaram através das surpresas escondidas na série. Contudo, algumas referências são tão nítidas que é impossível não notar.

Confira algumas delas na 4ª temporada.

A Hora do Pesadelo

Simplesmente a referência mais nítida de Stranger Things. Contudo, não ajuda a entregar em que ano acontece Stranger Things 4. Em suma, todas as temporadas da série apresentam alguma referência que estabelece o clima da temporada. Lá no primeiro ano, E.T. O Extraterrestre (1982) predominou muitas das ações. Agora, para a 4ª temporada, os irmãos Duffer escolheram o assassino Freddy Krueger, do filme A Hora do Pesadelo (1984), para apresentar o vilão Vecna.

E não é difícil reparar nas inspirações. Vecna, o grande vilão do Mundo Invertido, ataca suas vítimas com visões aterrorizantes. Similar, claro, aos pesadelos do Freddy Krueger. Além disso, o visual também traz inspirações. As icônicas garras do assassino interpretado por Robert Englund estão presentes em Vecna. Por fim, o próprio ator do Krueger foi escalado para interpretar Victor Creel em Stranger Things.

Curtindo a vida Adoidado

A referência a Curtindo a Vida Adoidado (1986) entrega o ano em que acontece Stranger Things 4. Afinal, o filme foi lançado no mesmo ano em que a história da série se passa. Logo, os irmãos Duffer fizeram questão de inserir algum contexto que homenageasse o filme. Assim, Suzy (Gabriella Pizzolo) invade o sistema da escola para alterar as notas do Dustin (Gaten Matarazzo).

Alguma semelhança? Em Curtindo a Vida Adoidado, Ferris Bueller (Matthew Broderick) modifica o seu número de faltas na escola enquanto o professor telefona para a mãe do garoto para reclamar justamente sobre o assunto. Uma referência bem marcante para os fãs da comédia.

Frases de Senhor dos Anéis e Star Wars

Senhor dos Anéis e Star Wars foram referenciados ao longo da 4ª temporada de Stranger Things. A obra de J. R. R. Tolkien foi mencionada quando Dustin reencontra Eddie (Joseph Quinn) e explica o que acontece com Hawkins. Neste momento, o líder do Clube Hellfire compara a missão para derrotar Vecna com a caminhada até Mordor. Assim, ele topa após citar Frodo, Sam, Merry e Pippin, personagens da obra.

Com Star Wars não foi muito diferente. Ao todo, foram três referências ao filme criado por George Lucas. Na primeira, as crianças associam o envolvimento de Lucas (Caleb McLaughlin) com o time de basquete como se o garoto fosse “levado para o lado sombrio da Força”. A segunda menção acontece durante o final da partida de Dungeons & Dragons comandada por Eddie. Dustin, então com a derradeira jogada, parafraseia Han Solo ao ser questionado sobre as possibilidades. “Nunca me diga as probabilidades”, disse o garoto.

Por fim, a última referência de Star Wars acontece no final da série, pelo núcleo da Rússia. Ao retornarem à prisão, Murray (Brett Gelman) fala a clássica frase da franquia espacial: “eu tenho um mau pressentimento sobre isso”

Outras referências em Stranger Things 4

Stranger Things 4 ainda fornece outras referências durante seus 9 episódios. Assim, algumas são específicas do ano em que a série se passa. Por exemplo, Nancy (Natalia Dyer) tem um pôster do Tom Cruise como Maverick em Top Gun – Ases Indomáveis, filme de 1986.

Aliás, pôster de filmes é o que não falta em Stranger Things 4. Afinal, Robin (Maya Hawke) e Steve (Joe Keery) trabalham em uma locadora. Logo, o cenário é um banquete aos fãs de filmes da década de 1980. Longas como O Último Dragão (1985) e Férias Frustradas II (1985) estão presentes. Por fim, Eddie é uma grande referência ambulante. Em suma, o personagem é uma homenagem ao guitarrista Eddie Van Halen.

Quais outras referências você notou em Stranger Things 4? A série está disponível na Netflix.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.