Uma nova produção sobre o lado obscuro do mundo dos esportes chega nesta terça-feira (23) à Netflix. O documentário Untold: Ascensão e Queda da AND1 estreia com a missão de explicar o que aconteceu com a AND1. A marca foi responsável por popularizar o basquete de rua no final dos anos 1990, contudo sumiu do mercado.
A história apresenta os cofundadores Seth Berger, Jay Coen Gilbert e Tom Austin. O grupo de amigos criou a And1 Mixtape Tour, uma competição itinerante de streetball, bem como a empresa de tênis, camisas e acessórios.
Os vídeos com dribles desconcertantes e jogadas mirabolantes mostravam atletas de todos os cantos dos Estados Unidos. Como resultado do sucesso, a ESPN também passou a exibir os lances com maior visibilidade em um programa da grade do canal.
O que elevou ainda mais o nome da marca. Milionária, a AND1 tornou muitos jogadores conhecidos que passaram a viajar para o exterior. Além disso, eram presenças confirmadas em programas de TV, bem como matérias de revistas.
Assista o trailer de Untold: Ascensão e Queda da AND1
Nomes como Hot Sauce, Skip 2 My Lou, The Professor, assim como The Main Event e Shane the Dribbling Machine, fizeram parte da equipe. Ao mesmo tempo, astros da NBA também evidenciavam a marca ao utilizar os tênis. Só que entre 2009 e 2010, a AND1 deixou de ser uma das principais empresas do mercado de basquete.
Em comunicado oficial, o diretor Kevin Wilson Jr. manifestou sua admiração: “Esta não é apenas a história de lendas do streetball que deram início a um movimento de mudança de cultura e viveram seus sonhos de serem pagos para jogar quando praticamente todos os outros os excluíram”, afirmou.
Ascensão e Queda da AND1 faz parte da série Untold da Netflix
Ascensão e Queda da AND1 faz parte da série Untold da Netflix, que explora momentos da história dos esportes. Lançada em 2021, a produção investiga os bastidores de diversos eventos esportivos através de imagens conhecidas e entrevistas. A cada episódio a obra promete trazer à tona a verdade sobre polêmicas que marcaram gerações.
O primeiro episódio apresentou a maior briga da história da NBA, que aconteceu em 2004, envolvendo os jogadores do Indiana Pacers e do Detroit Pistons. Na época, o fato gerou um prejuízo de mais de US$ 11 milhões e ganhou a atenção da mídia internacional.