Se você se apaixonou por ‘Um Dia’ na Netflix, precisa assistir a esse filme incrível

A série “Um Dia” foi um dos grandes sucessos da Netflix, conquistando fãs com sua história de amor complexa e comovente. A adaptação fiel do romance de David Nicholls ganhou elogios, mas não foi a primeira vez que o autor levou uma obra sua para as telas. Se você amou “Um Dia” e quer mais histórias envolventes de Nicholls, Garoto Nota 10 é uma pedida incrível.

“Um Dia”: um sucesso do livro à série

Vale lembrar um pouco por que “Um Dia” chegou à Netflix como uma promessa. A série, criada por Nicole Taylor, adapta o livro homônimo de David Nicholls. Nele, seguimos Dexter Mayhew e Emma Morley durante várias décadas, reencontrando-os sempre na mesma data. É um retrato de amor, amizade, amadurecimento e as complexidades de uma relação duradoura.

Embora houvesse uma adaptação cinematográfica anterior, com Anne Hathaway e Jim Sturgess, a série é mais fiel ao livro e ao desenvolvimento dos personagens.

Por que assistir “Garoto Nota 10” se você curtiu “Um dia”?

Garoto-Nota-10-

Garoto Nota 10” é o primeiro romance de David Nicholls, lançado em 2003. Em 2006, chegou aos cinemas em uma adaptação escrita pelo próprio autor. O filme, uma comédia romântica britânica, foi aclamado pelos críticos por seu charme, humor inteligente e o equilíbrio perfeito entre leveza e drama. A fórmula é muito parecida com a que fez de “Um Dia” um êxito.

Embora “Garoto Nota 10” não seja tão comovente quanto a série da Netflix, oferece uma experiência igualmente charmosa e divertida. É aquela pedida boa para se desligar um pouco e entrar numa história com personagens envolventes.

Qual a história de “Garoto Nota 10”?

Diferente do escopo mais amplo de “Um Dia“, “Garoto Nota 10” se passa na década de 1980 e acompanha Brian Jackson, um calouro universitário, durante um ano transformador. Ele ganha uma vaga no famoso programa de perguntas e respostas “University Challenge’ e, em meio a disputas acadêmicas, se vê preso em um triângulo amoroso.

Claro, tem muito mais na trama do que aparenta! Mas o forte do romance e do filme são justamente as situações cotidianas, o humor britânico e a evolução dos personagens.

“Garoto Nota 10” não foi tão bem quanto “Um Dia”. Por quê?

Apesar das boas avaliações da crítica, “Garoto Nota 10” não fez o mesmo sucesso comercial que a série “Um Dia”. Isso provavelmente se deve ao fato do filme ser muito específico a uma realidade britânica, tendo menos apelo universal. Se você é fã da cultura pop do Reino Unido, isso na verdade será um ponto positivo!

Contudo, o talento de David Nicholls para levar seus romances à tela parece inquestionável (tirando a adaptação de 2011 de “Um Dia”). A tabela abaixo mostra isso:

**Adaptação de David NichollsTomatometer (Crítica)Pontuação do Público**
Garoto Nota 10 (2006)90%66%
Um Dia (2011)36%50%
Nós (2020)94%80%
Um Dia (2024)91%84%

Onde assistir “Garoto Nota 10”?

Atualmente, o filme está disponível nas plataformas Amazon Prime Video e HBO Max.

Tanto “Um Dia” quanto “Garoto Nota 10” mostram o talento de David Nicholls para contar histórias envolventes, cheias de camadas e com aquele equilíbrio perfeito entre humor e questões mais profundas. Se você ama boas histórias de amor, de amizade (ou de um jovem tentando se encaixar no mundo), vale muito a pena conhecer esse outro lado do escritor.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.