Todos estavam na expectativa por Super Mario Bros, animação que adapta uma das maiores franquias da história dos videogames. Com estreia no dia 6 de abril aqui no Brasil, o hype pelo filme ficou em alta durante meses entre os mais diversos públicos.
Algo que rendeu US $ 1,24 bilhão em bilheteria durante o período que ficou em exibição. Contudo, as avaliações no Rotten Tomatoes causaram uma decepção geral. O filme ficou com apenas 59% de aprovação entre os especialistas. O que já era ruim ainda poderia piorar.
Em suma, ‘Super Mario Bros’ é um projeto da Nintendo e da Illumination, estúdio de animação que fez Meu Malvado Favorito. Chris Pratt interpreta o personagem Mario, enquanto Jack Black ficou com o papel do vilão Bowser.
O elenco completo conta com Charlie Day como Luigi, Seth Rogen como Donkey Kong e Keegan-Michael Key como Toad. Ou seja, a maior parte dos principais personagens presentes nos jogos da Nintendo. A animação recebeu direção de Aaron Horvath e Michael Jelenic.
Assista ao trailer do filme abaixo.
O recorde negativo da animação Super Mario Bros
De acordo com o Comicbook, Super Mario Bros tornou-se o filme de maior bilheteria com uma avaliação ‘podre’ no site Rotten Tomatoes. Isso indica o contraste por trás da animação: sucesso de público, mas um fracasso para a crítica no geral.
Alguns pontos ajudam a explicar o efeito negativo da crítica de Super Mario Bros. De acordo com o próprio Rotten Tomatoes, a maioria dos especialistas relataram que pesou contra a trama fraca do filme, o excesso de referências à Nintendo e o baixo apelo para o público em geral.
Em suma, o consenso geral afirma que Super Mario Bros não conseguiu apresentar um enredo satisfatório. Contudo, a questão ainda gera discordância entre os especialistas. De acordo com o Screen Rant, uma parcela dos críticos observou que não faz parte da proposta de Super Mario Bros oferecer uma trama densa e com camadas cinematográficas.
Por outro lado, outra parte dos especialistas argumentam que o enredo é a base para qualquer obra do cinema. Portanto, Super Mario Bros deveria apresentar algo melhor para o público. Entre a crítica, o consenso está na abordagem genérica da história, na falta de desenvolvimento e construção aos personagens e na forma simples como a produção abordou todos os temas.
Por fim, o fan service exagerado também não agradou. Para a maior parte dos críticos, Super Mario Bros utilizou em excesso as referências à própria franquia e à Nintendo em geral. Alguns relatos sugerem que a Illumination e a Nintendo fizeram um filme para vender os jogos do Mario e não para construir algo no cinema.
Por fim, Super Mario Bros ainda está em exibição nos cinemas.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.