Stranger Things 5: tudo o que sabemos até agora sobre a temporada final

A 4ª temporada de Stranger Things dominou a esfera social da conversa no verão passado, especialmente porque os showrunners decidiram dividir a temporada em duas partes. Sem abrir mão de muita coisa, o final deixou muitos espectadores arrasados e um pouco pessimistas sobre o futuro de Hawkins, não muito diferente do público que deixou os cinemas após o estalo de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

Mesmo que eles ainda não tenham começado a filmar Stranger Things 5, ainda há uma infinidade de informações circulando sobre isso. No popular podcast Happy Sad Confused, a dupla de roteiristas e diretores, Matt e Ross Duffer, (Os Irmãos Duffer), anunciou que a temporada final será muito diferente das quatro temporadas anteriores.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

A temporada final de Stranger Things será a última?

Isso mesmo, a quinta temporada de Stranger Things será o final da série, infelizmente. Os irmãos Duffer afirmaram que, quando apresentaram a ideia para a Netflix, disseram que precisariam de pelo menos quatro ou cinco temporadas para contar a história que tinham em mente. A Netflix, então, lhes deu um contrato para cinco temporadas. Continue lendo para descobrir tudo o que sabemos sobre a 5ª temporada de Stranger Things.

Quando a temporada final de Stranger Things será lançada?

Possivelmente, a pergunta mais importante sobre a 5ª temporada, mas ainda não foi divulgada uma data de lançamento oficial. No entanto, se fizermos uma estimativa com base no histórico de lançamentos da série, é possível inferir que a quinta temporada deverá ser lançada em algum momento no final de 2024, no mínimo.

A 1ª temporada estreou em 15 de julho de 2016. A 2ª temporada foi lançada 15 meses depois, em 27 de outubro de 2017. A 3ª temporada chegou em 4 de julho de 2019, cerca de 20 meses depois, e, devido principalmente à pandemia, a 4ª temporada só foi lançada cerca de 35 meses depois.

Se fizermos uma média do tempo de espera entre as temporadas, a média é de aproximadamente 23,5 meses, ou cerca de dois anos. Seria bom se não tivéssemos que esperar tanto, é claro, mas essa trajetória nos leva aproximadamente à metade de 2024. Além disso, seguindo esse mesmo padrão, podemos esperar alguns teasers oficiais e trailers alguns meses antes do lançamento da 5ª temporada.

Em uma entrevista com o Editor-chefe do Collider, Steve Weintraub, Matt e Ross Duffer explicaram que desejam priorizar a qualidade do conteúdo em vez da rapidez na entrega. Entre a escrita, pré-produção, filmagens e pós-produção, ninguém quer que o trabalho seja comprometido porque estão com pressa.

Os Duffers também mencionaram nessa entrevista que a equipe de efeitos visuais está no mesmo nível do Universo Cinematográfico da Marvel, mas com um prazo de entrega muito mais curto. Houve mais cenas com efeitos visuais apenas no final da 4ª temporada do que em toda a terceira temporada de Stranger Things.

Quantos episódios terá a temporada final de Stranger Things?

Em agosto de 2022, os roteiristas de Stranger Things enviaram um tweet que parecia indicar que a 5ª temporada terá oito episódios, o que a coloca no mesmo nível das temporadas 1 e 3. As temporadas 2 e 4 tiveram um episódio a mais, totalizando 9 episódios cada.

Os irmãos Duffer também reconheceram que houve algumas reclamações sobre a duração dos episódios, indicando que a maioria dos episódios da 5ª temporada será mais próxima da duração dos episódios das primeiras temporadas, de cerca de uma hora ou menos. Ao mesmo tempo, eles indicaram que o episódio final será mais longo, com cerca de 2,5 horas de um “confronto épico”.

Devido à forma como as coisas terminaram no final da 4ª temporada, não haverá tempo para construir lentamente a ação na 5ª temporada. Supostamente, será ação total desde o primeiro episódio.

Em novembro, os irmãos Duffer revelaram o título oficial do primeiro episódio da temporada final: “Capítulo Um: A Rasteira”.

O que podemos esperar da 5ª temporada?

Tanto Millie Bobby Brown, que interpreta Eleven, quanto Noah Schnapp, que interpreta Will Byers, criticaram os irmãos Duffer porque eles não mataram nenhum dos membros do elenco original/personagens principais, apenas personagens secundários menores.

Embora eles ainda não tenham abordado diretamente quais são seus planos para mortes na 5ª temporada, eles afirmaram que “isso não é Game of Thrones” e que não querem matar personagens apenas pelo valor do choque.

Em outra entrevista ao Collider, o produtor executivo e diretor da série, Shawn Levy, revelou o que ele achou da ideia dos irmãos Duffer para a 5ª temporada:

“Eu sei que os irmãos já insinuaram isso publicamente, mas quando ouvimos o pitch de duas horas para a história desta temporada final, não acho que houvesse um olho seco na sala quando os irmãos terminaram… então, sim, esta última temporada será épica e muito emocionante. Acho que fazer isso será bastante emocionante também, já que esta série mudou a vida de todos nós que trabalhamos nela. Enfim, a escrita está indo muito bem, e mal podemos esperar para começar a produção no próximo ano.”

Levy também revelou que dirigirá um episódio da temporada final.

Os irmãos Duffer também revelaram que a 5ª temporada trará algumas das ideias que eles tinham inicialmente planejado para a 2ª temporada.

Noah Schnapp sugeriu um final emocionante, mas empolgante para o arco de Will na série:

“Só posso dizer que estou muito, muito animado com o que está por vir. Acho que eles fizeram um ótimo trabalho com o personagem do Will nesta temporada e abordaram tudo o que precisavam. A maneira como encerraram a série é simplesmente perfeita – a história começou com Will e terminará com Will.”

Quando começarão as filmagens da 5ª temporada?

Em janeiro, Noah Schnapp revelou em uma postagem nas redes sociais que as filmagens da 5ª temporada de Stranger Things começariam em maio. No entanto, alguns meses depois, David Harbour revelou em uma entrevista ao Collider que as filmagens da quinta e última temporada começariam em junho.

“Estamos indo para a 5ª temporada. Eu tenho mais alguns meses para treinar. Começaremos a gravar em junho, e essa será a temporada final. Eu treinei muito para a 4ª temporada. Ele [Hopper] estava em uma posição muito específica, na prisão russa. Tratava-se de torná-lo um cara diferente e se livrar de uma camada física, mental e emocional. Mas agora ele está de volta à cidade, de volta à América, onde eles têm hambúrgueres, então ele estará bem alimentado.”

No entanto, devido à greve do WGA e à falha da Netflix em pagar uma compensação justa à equipe de roteiristas, a pré-produção da temporada foi interrompida, e as filmagens provavelmente serão adiadas por alguns meses agora.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.