Stranger Things 4 | Motivos para não acreditar em final feliz

Pode o final de Stranger Things 4 ser feliz? Ao que parece, não. Confira mais detalhes do porquê!

Pode o final de Stranger Things 4 ser feliz? Infelizmente não. Ao menos é o que indicam os irmãos Duffer, Matt e Ross, criadores da série. Porém, outros indícios e artistas envolvidos também garantem que a conclusão da 4ª temporada será um golpe para os fãs.

Em entrevista à Variety, os irmãos Duffer confirmaram que os dois últimos episódios terão alguns eventos fatais. Assim, os fãs começaram a especular quais nomes estão mais ameaçados. Pensando nisso, selecionamos alguns motivos para não acreditar em um final feliz. Claro, além das entrevistas e confirmações recentes.

Motivos para não acreditar em final feliz em Stranger Things 4

Alguns pontos ajudam a entender em que momentos Stranger Things deixou sinais de que não acabaria bem. Em suma, a 4ª temporada marca o início do desfecho da série. Afinal, o último ano da produção original Netflix será o quinto. Portanto, os fãs podem esperar, mesmo com a tragédia, algo novo surgindo no horizonte.

Porém, é preciso entender quais indício Stranger Things forneceu até agora para chegarmos nesse ponto e sequer cogitarmos um final feliz. Será que os fãs perderam as esperanças? Os principais motivos que revelam o porquê:

Histórico de Stranger Things

O histórico de Stranger Things ajuda a explicar. Mesmo com finais felizes na primeira e na segunda temporada, a série deixou um gosto amargo para alguns núcleos. Desde a 1ª temporada, os irmãos Duffer não se importam de criar finais fatais para os personagens. Assim, o clima feliz de alguns momentos sempre foi precedido pela tragédia e pela perda.

Vale lembrar a situação envolvendo a Barbara (Shannon Purser) e o sumiço da Eleven (Millie Bobby Brown) ainda na primeira temporada. Na segunda, foi a vez de Bob (Sean Astin) ser a vítima. A terceira, então, não teve um final feliz para ninguém. Com tantas perdas e despedidas, impossível não ter ficado angustiado com a conclusão. Billy (Dacre Montgomery), Hopper (David Harbour) e Alexei (Alec Utgoff) foram as vítimas — o delegado pai de Eleven morreu, ao menos, para os personagens. Sem falar na despedida, mais uma vez, de Eleven, dessa vez com Jonathan (Charlie Heaton) e Will (Noah Schnapp).

Portanto, impossível achar que Stranger Things 4 não irá entregar mais momentos assim. Ainda mais considerando esta como a temporada mais sombria até aqui.

Confirmação de temporada mais sombria

E, de fato, Stranger Things 4 confirmou a expectativa de temporada mais sombria para os personagens. Há algum tempo, contudo, os irmãos Duffer e alguns artistas falam que Stranger Things terá a temporada mais sombria. Acontece que nada havia sido tão intenso quanto o 4º ano. Isso nos faz questionar: até onde os criadores foram para entregar um arco pesado e melancólico?

Como vimos, Stranger Things nunca se importou em matar alguns personagens. Contudo, ainda falta um cenário: o fim de um dos protagonistas. Seria devastador acompanhar uma fatalidade de alguma das principais jornadas que acompanhamos até aqui. E surgiram nomes muito cotados para se despedir de forma definitiva: Steve (Joe Keery), Max (Sadie Sink) e Lucas (Caleb McLaughlin).

As inspirações para construir a trama

Os irmãos Duffer amam inspirações. Assim, Stranger Things foi construída em torno de boas referências ao longo de todas as temporadas. Agora, chegou o momento em que as inspirações deixam de ser easter eggs e se tornam maus presságios.

Em suma, duas grandes franquias foram citadas em comparação ao 4ª ano de Stranger Things: Harry Potter (2001) e Game of Thrones (2011). Os filmes do bruxo sofreram um ponto de virada a partir do terceiro e do quarto filme. Assim, ambos trouxeram temas como a morte e a perda. Logo, puderam introduzir produções mais sombrias para o final da trama. Em Game of Thrones as coisas não foram diferentes. A terceira temporada encerrou o arco para a maioria dos Starks, com um dos episódios mais angustiantes da televisão — As Chuvas de Castamere, com o trágico Casamento Vermelho.

Por fim, há uma inspiração que parece existir, mas que não foi citada. Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), prevaleceu o sentimento de derrota. Aparentemente, Stranger Things 4 deve caminhar pelo mesmo clima. Assim, a batalha contra o Vecna deverá marcar momentos trágicos para os personagens.

Afinal, o que esperar para o final de Stranger Things 4?

Os desastres em Stranger Things 4 começaram ainda no primeiro episódio. Logo, podemos esperar destinos fatais para o encerramento da temporada. E alguns personagens devem estar no centro do furacão. A dupla de criadores, os irmãos Duffer, já disse que o ataque de Vecna irá levar alguns dos personagens.

“É uma temporada mais sombria e as crianças não são mais crianças. E existe uma sensação estranha de que as coisas não vão acabar bem. Agora, se vão ou não, você precisa assistir”, afirmou Ross Duffer.

Ainda há questões narrativas para responder. Pontas soltas, é claro. Porém, algumas informações devem ficar para a 5ª temporada, marcando o encerramento da série. O final de Stranger Things 4 chega nesta sexta-feira (01) ao catálogo Netflix.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Victor Eduardo

Victor Eduardo

Victor Eduardo é jornalista formado pela PUC do Rio Grande do Sul desde agosto de 2021! Ao todo, tem experiência em reportagem, comunicação institucional e assessoria de imprensa. Atualmente, divide o tempo de trabalho com a leitura e com a cozinha, hobby que desenvolveu durante a pandemia por Covid-19. Atua como jornalista sob o registro profissional 20810/RS.