Tempo estimado de leitura: 5 minutos
George Lucas revolucionou o cinema e a cultura pop quando, em 1977, estreou Star Wars. Assim, o longa protagonizado por Mark Hamill, Carrie Fischer e Harrison Ford praticamente definiu o que chamamos hoje de cultura pop. Contudo, claro que outros filmes também participaram para esta construção.
Porém, Star Wars até hoje é um marco. Ainda mais com novos fãs em todo o universo, a franquia trouxe elementos que são indispensáveis na maioria dos filmes. Apesar disso, há uma questão que o tempo tratou de mudar. Talvez George Lucas não tivesse imaginado que seu primeiro filme a estrear nos cinemas, em 1977, fosse, hoje, o 4ª da franquia. E que Star Wars fosse dividido em três trilogias. Assim, os novos amantes da cultura pop se perguntam: afinal, qual a ordem dos filmes de Star Wars?
LEIA MAIS
Ordem dos filmes de Star Wars por lançamento
Em primeiro lugar, vamos falar da ordem cronológica por lançamento. Assim, que fique claro: não é a ordem canônica dos acontecimentos da história. É, sim, uma simples ordem por data. Confira:
1. Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)
2. Star Wars: O Império Contra-ataca (1980)
3. Star Wars: O Retorno do Jedi (1983)
4. Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999)
5. Star Wars: Ataque dos Clones (2002)
6. Star Wars: A Vingança dos Sith (2005)
7. Star Wars: O Despertar da Força (2015)
8. Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)
9. Star Wars: A Ascenção Skywalker (2019)
Portanto, percebemos que Star Wars perdura há seis décadas. Afinal, desde 1977 temos ao menos um filme por década. Ao todo, os nove longas compõe a Saga Skywalker.
Filmes de Star Wars por ordem cronológica da história
Como vimos, Star Wars sofreu segmentação ao longo dos anos. Assim, o filme original de George Lucas recebeu primeiro uma trilogia de prequels e, depois, outra trilogia de sequência. Então, acompanhar os filmes por ordem cronológica de lançamento não é a forma mais indicada para compreender a história.
Inclusive, esta é a ordem oficial definida pela Disney. Além do nome original, cada filme recebe a nomenclatura de episódios. Assim, o Episódio I não diz respeito ao primeiro filme produzido. Mas, sim, ao primeiro longa a compor a cronologia da história.
Há, ainda, uma ordem alternativa e não-oficial. Mas falaremos dela mais para frente.
1. Star Wars: A Ameaça Fantasma – Episódio I (1999)
2. Star Wars: Ataque dos Clones – Episódio II (2002)
3. Star Wars: A Vingança dos Sith – Episódio III (2005)
4. Star Wars: Uma Nova Esperança – Episódio IV (1977)
5. Star Wars: O Império Contra-ataca – Episódio V (1980)
6. Star Wars: O Retorno do Jedi – Episódio VI (1983)
7. Star Wars: O Despertar da Força – Episódio VII (2015)
8. Star Wars: Os Últimos Jedi – Episódio VIII (2017)
9. Star Wars: A Ascenção Skywalker – Episódio IX (2019)
Esta ordem indica os rumos narrativos perfeitos para Star Wars. Assim, compõe integralmente a trajetória explorada na Saga Skywalker. Sobretudo, a progressão natural dos filmes passa por três protagonistas: Anakin, Luke e Rey.
Porém, esta ordem traz alguns problemas. Em primeiro lugar, os filmes perdem impacto. Acima de tudo, as reviravoltas são a alma de Star Wars. Assim, já pensou perder a informação marcante do Episódio V: O Império Contra-ataca? Tendo isto em vista, um fã criou uma ordem alternativa.
Ordem alternativa
Mesmo que a ordem anterior seja a oficial para assistir Star Wars, alguns fãs prezam pela experiência acima de tudo. Então, um grande fã da franquia desenvolveu a Ordem Ernst Rister. Trata-se como uma ordem alternativa para contemplar a história, mas mantendo as reviravoltas vivas.
Ernst Rister funciona com flashbacks. Assim, a história é contada por meio de lembranças e intercala alguns filmes. Em suma, a trama começa com os acontecimentos de Uma Nova Esperança (1977) e O Império Contra-Ataca (1980), os dois primeiros filmes lançados. Com o grande plot do Episódio V, a história viaja ao passado para contar a trajetória de Anakin Skywalker. Então, entram os episódios I, II e III. Portanto, Star Wars volta para o rumo e finaliza com O Retorno do Jedi (1983), O Despertar da Força (2015), Os Últimos Jedi (2017) e A Ascensão Skywalker (2019).
Star Wars é um universo muito rico. Como vimos, há diversas formas de contemplarmos a saga até aqui. Há a possibilidade de vermos por ordem cronológica de lançamento, ordem cronológica da história e ordem em que a história respeita as reviravoltas. A verdade é que não há uma única forma correta para assistir Star Wars.
Todos os filmes da franquia Star Wars estão disponíveis na Disney+. O universo criado por George Lucas está em franca expansão desde que foi adquirido pela Disney. Assim, Star Wars conta com animações, filmes derivados e séries.