Como surgiu e onde foi a primeira cerimônia do Oscar?

O The Academy Awards, sob o nome de Oscar, tornou-se o prêmio mais influente do cinema em Hollywood. Ano após ano, pessoas ao redor de todo o mundo prestigiam os principais projetos do mercado norte-americano. Em 2024, a premiação chegará à 96ª edição.

No entanto, como tudo começou? Qual foi a primeira cerimônia do Oscar? Quais filmes concorreram? A história da premiação, em suma, está conectada aos avanços recentes do cinema. Inclusive, há diferenças significativas ao modelo atual de apresentação. Situações que seriam impensáveis nos dias de hoje.

Além disso, a criação do Oscar também está associada com a expansão do cinema norte-americano na década de 1920. Portanto, grandes nomes do cinema resolveram criar um grupo responsável por administrar a imagem de Hollywood. Foi neste período, portanto, que nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Como foi a primeira cerimônia do Oscar?

Quinta-feira, 16 de maio de 1929, 270 pessoas dirigiram-se ao salão do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, para prestigiar os melhores filmes de 1927 e 1928. A apresentação foi reservada, sem nenhum tipo de transmissão ou algo do gênero. Toda a cerimônia durou cerca de 15 minutos.

Algo inimaginável na atualidade. O Oscar tornou-se sinônimo de exibição, com roupas de gala e um tapete vermelho que, por vezes, chama mais a atenção do que os próprios filmes. Algo muito diferente do que aconteceu em 1929.

Na época, apenas doze categorias existiam. Eram elas: Melhor Filme, Melhor qualidade artística de produção, Melhor diretor, filme de comédia, Melhor diretor, filme de drama, Melhor ator em um papel principal, Melhor atriz em um papel principal, Melhor roteiro original, Melhor roteiro adaptado, Melhor cinematografia, Melhor direção de arte, Melhor engenharia de efeitos e Melhor título.

O grande vencedor da primeira cerimônia do Oscar foi ‘Asas’ (Wings), levando as estatuetas de Melhor Filme e Melhores efeitos de engenharia. O filme ‘Sétimo Céu’ (7th Heaven) foi outro importante ganhador da noite, com prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor em Filme de Drama.

Por fim, a primeira cerimônia do Oscar também fez homenagens para grandes nomes do cinema. Na ocasião, Charles Chaplin recebeu um prêmio honorário por ‘O Circo’. O mesmo aconteceu com a Warner Bros., por ‘O Cantor de Jazz’.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.