9 Vezes que o prêmio de Melhor Filme no Oscar foi injusto

Não é a primeira vez que a premiação do Oscar gera polêmica. Neste ano, sem falar do episódio de violência que envolveu Will Smith e Chris Rock, ainda assim, temos polêmicas para se discutir, como o aparente boicote à Netflix ou a surpresa do Melhor Filme do ano. É sobre melhores filmes que trataremos aqui, afinal, em diversas edições, o Melhor Filme não foi o que era o favorito. Em outros anos, outro concorrente acabou se consolidando como maior pela própria história.

Enfim, sem entrar muito nos méritos ou nas falhas do Melhor Filme CODA – No Ritmo do Coração, vamos apenas relembrar alguns filmes que não ganharam de Melhor Filme do Ano, mas que mereciam.

LEIA TAMBÉM

9 Vezes que o prêmio de Melhor Filme no Oscar foi injusto

1. Oscar 1942

Como Era Verde o Meu Vale x Cidadão Kane

Cidadão Kane (IMDb 8.3) se tornou um marco na área cinematográfica, mas não levou a estatueta de Melhor Filme do Oscar. Na época, o longa não tinha tanto prestígio como nos tempos atuais. Quem levou a estatueta foi Como Era Verde o Meu Vale (IMDb 7.7)

2. Oscar 1957

A Volta ao Mundo em 80 Dias x Assim Caminha a Humanidade

Lançada em 1872, A Volta ao Mundo em 80 Dias (IMDb 6.7), vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme, concorreu com Assim Caminha a Humanidade (IMDb 7.6). Mesmo sendo desbancado, a obra sé considerada icônica nos dias de hoje.

3. Oscar 1983

Gandhi x E.T. O Extraterrestre

Este é um caso curioso, que aconteceu na premiação de 1983. Isso porque o filme Gandhi (IMDb 8.1) tinha mais porte de Oscar do que E.T. O Extraterrestre (IMDb 7.9) e por este fato, é plausível se sobressair na categoria. No entanto, diversas pessoas compartilharam o pensamento que o primeiro lugar deveria ser de E.T Extraterrestre, até mesmo o diretor de Gandhi

4. Oscar 1989

Shakespeare Apaixonado x O Resgate do Soldado Ryan

O filme de 1999, Shakespeare Apaixonado (IMDb 7.1) concorria com O Resgate do Soldado Ryan (IMDb 8.6) na categoria Melhor Filme. Porém, Shakespeare Apaixonado levou a melhor. Mas, os anos se passaram, e O Resgate do Soldado Ryan virou referência no campo audiovisual.

5. Oscar 1990

Conduzindo Miss Daisy x Meu Pé Esquerdo

No confronto entre Conduzindo Miss Daisy (IMDb 7.4) e Meu Pé Esquerdo (IMDb 7.9), o longa foi considerado como uma escolha quase certa. Conduzindo Miss Daisy levou como Melhor Filme, mas, nos dias atuais, Meu Pé Esquedo é considerado melhor que o vencedor.

6. Oscar 1995

Forrest Gump – O Contador de Histórias x Pulp Fiction: Tempo de Violência

Essa é uma das concorrências mais complexas da história do Oscar, pois ambas as obras são muito boas. Todavia, os elementos de Pulp Fiction: Tempo de Violência (IMDb 8.9) eram bem mais inovadores, e traziam elementos clássicos. Já Forrest Gump – O Contador de Histórias (IMDb 8.8) trouxe elementos propositais, mas que funcionam bem.

7. Oscar 2006

O Segredo de Brokeback Mountain x Crash – No Limite 

Uma das cenas mais vexatórias produzida pelo Oscar, foi o anúncio de melhor filme para Crash – No Limite (IMDb 7.8). É dito isso, pois O Segredo de Brokeback Mountain era o favorito, por conta do preconceito que gira em torno da obra. Sendo assim, a premiação de melhor filme para Crash foi a mais aleatória possível para no Oscar. 

8. Oscar 2011

O Discurso do Rei x A Rede Social

No comando de David Fincher, O Discurso do Rei (IMDb 8.0) encarou o longa A Rede Social (IMDb 7.8), que conta a história do Facebook. Entretanto, quem saiu vencedor foi o Discurso do Rei, contrariando o favoritismo do adversário. 

9. Oscar 2019

Green Book x Roma

Foi um espanto quando anunciaram que Green Book (IMDb 8.2) havia ganhado o Oscar de Melhor Filme. Isso porque o longa concorria contra Roma (IMDb 7.7), que usara os moldes tradicionais, que Hollywood adora.  

Enfim, o que achou da matéria?

Enfim, caso você tenha gostado do nosso conteúdo, te convidamos a nos seguir no Google News para receber em primeira mão as nossas notícias. Além disso, você pode nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre séries e filmes.