Por que The Big Bang Theory foi banido na China?

“The Big Bang Theory” (TBBT) marcou sua época, se estabelecendo como uma das comédias de maior sucesso da década. Porém, no auge de sua popularidade, enfrentou uma surpreendente proibição em um dos maiores mercados televisivos do mundo: a China. Mas o que levou esse país a banir uma série tão amada?

A Ascensão de “The Big Bang Theory”

Estreando em 2007, não foi um sucesso instantâneo. Passou por várias mudanças de elenco após os cocriadores Chuck Lorre e Bill Prady serem solicitados a revisar o piloto pela CBS. A série, com o tempo, encontrou seu caminho, atraindo uma enorme audiência não só na América do Norte, mas também em territórios internacionais.

O sucesso de TBBT ocorreu em um momento crucial para a cultura nerd, que estava se tornando cada vez mais mainstream. Filmes de super-heróis, como os da Marvel e “Dark Knight”, e a ascensão da internet, deram um impulso significativo à série.

Inicialmente, a China estava na lista de países que transmitiam TBBT em seus canais locais. E, até 2014, a série tinha acumulado uma base de fãs impressionante no país, com mais de 1,3 bilhão de visualizações. Para se ter uma ideia, isso representa um bom percentual da população chinesa assistindo à série.

O Banimento Inesperado

No entanto, em 2014, a Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão da China (SARFT) baniu “The Big Bang Theory”, retirando episódios de sites de streaming. Além de TBBT, houve a proibição de outras séries como “The Good Wife”, “NCIS” e “The Practice”. Curiosamente, séries mais polêmicas, como “Breaking Bad” e “House of Cards”, continuaram sendo transmitidas.

O motivo exato do banimento de TBBT permanece um mistério. Apesar da SARFT ter comentado vagamente sobre o assunto, citando questões de direitos autorais ou violações das regras de transmissão online, nunca esclareceu o motivo exato da proibição.

Algumas teorias sugerem que o governo chinês queria limitar a influência ocidental em seu povo, enquanto outras insinuam que o governo não queria que a cultura nerd se tornasse popular. Em 2013, uma pesquisa indicou que mais de 80% dos jovens se identificavam como “diaosi” (equivalente a “loser” em inglês), uma designação para geeks sem dinheiro e sem namorada.

Retorno Triunfante

A proibição durou pouco mais de um ano. E após uma grande reação dos fãs chineses, TBBT retornou às ondas de rádio em meados de julho de 2015. Contudo, com algumas mudanças: todas as temporadas da série precisavam ser revisadas antes de serem transmitidas.

Apesar do atraso significativo na transmissão em relação aos EUA, para os fãs chineses, era indiscutivelmente melhor ter a série de volta, mesmo com essas condições, do que não ter acesso a ela.

O banimento de “The Big Bang Theory” na China é um exemplo notório de como a cultura pop, a política e os regulamentos de transmissão podem colidir. Embora o verdadeiro motivo por trás da proibição ainda seja objeto de especulação, a saga demonstra o impacto cultural que uma série de TV pode ter em diferentes partes do mundo.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.