Paul Atreides é o verdadeiro vilão de Duna?

A revelação de que Paul Atreides se torna um vilão em “Duna: Parte 2” chocou muitos espectadores. Porém, na verdade, isso foi prenunciado muito antes da revelação no segundo filme. Os filmes de Duna de Denis Villeneuve seguiram de perto os livros. E isso, significa que a reviravolta vilanesca de Paul Atreides não foi chocante aos fãs do romance original de ficção científica de Frank Herbert.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

A Trama de “Duna: Parte 2”

Duna: Parte 2“continua de onde “Duna“, de 2021, terminou. Paul e Jessica se encontram entre os Fremen depois que a Casa Harkonnen massacrou a Casa Atreides e reivindicou Arrakis.

Paul começa como um herói, “Duna: Parte 2“, porém, rapidamente ele cai nas armadilhas das profecias messiânicas. E assim, o seu papel como Lisan al Gaib o leva por um caminho sombrio. No entanto, isso foi prenunciado no início da história de “Duna: Parte 2“.

A Linha de Chani que Previu a Transformação de Paul em Vilão

No mundo de Duna, os Fremen são um grupo de pessoas constantemente oprimido, com grande parte de Duna focando em sua rebelião contra seus opressores. Ao longo de “Duna: Parte 2“, Paul se torna simpático à situação dos Fremen, com sua aceitação do papel de Lisan al Gaib fazendo dele o porta-voz dessa rebelião.

No entanto, existe uma grande área cinzenta quando se trata de decidir quem são os verdadeiros opressores dos Fremen em “Duna: Parte 2“. E essa questão é respondida por uma linha de Chani no início do filme.

No início de “Duna: Parte 2“, Chani faz a pergunta “quem serão nossos próximos opressores?”, estabelecendo um dos temas do filme. Imediatamente após essa linha, “Duna: Parte 2” corta para Paul Atreides, com a linguagem cinematográfica da edição sendo usada para visualmente responder à pergunta literal de Chani.

A ascensão de Paul Atreides ao ponto de opressor é confirmada no final de “Duna: Parte 2“, e futuras histórias de Duna apenas cimentarão esse detalhe. Portanto, enquanto a jornada de vilania de Paul foi guardada até o final do filme, ela foi sugerida desde o início.

Outros Indícios da Transformação de Paul em Vilão em Duna

Embora a linha de opressores de Chani seja a maior dica para a transformação de Paul em vilão em “Duna: Parte 2“, está longe de ser a única. Primeiramente, os perigos de uma Guerra Sagrada são claramente estabelecidos em “Duna: Parte 2“, com Paul até sabendo que alguns efeitos desastrosos ocorrerão se ele começar uma.

Apesar disso, “Duna: Parte 2” termina com Paul iniciando a Guerra Sagrada, cimentando seu papel como vilão. Além disso, os trechos de Alia vistos em “Duna: Parte 2” também prenunciam a transformação de Paul, preparando o final do filme.

Embora “Duna” e “Duna: Parte 2” tenham sugerido a jornada de vilania de Paul, ela foi cimentada por outro método: os livros. O final de “Duna” de Frank Herbert e especialmente a sequência “Messias de Duna” provam que Paul é indiscutivelmente um vilão.

Inclusive, suas atrocidades ao longo do livro sequencial são estabelecidas em “Duna: Parte 2“. Nunca houve dúvida de que Paul se tornaria um vilão em “Duna: Parte 2“, pois se ele não o fizesse, os temas e a ideia principal por trás da franquia Duna desapareceriam.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.