Para Onde Voam as Feiticeiras: documentário LGBTQIA+ estreia nesta quinta-feira

O documentário Para Onde Voam as Feiticeiras está prestes a estrear. Nesta quinta-feira (31), o projeto roda no Brasil inteiro para narrar a história de diversas pessoas integrantes da comunidade LGBTQIA+. Antes disso, no entanto, a produção passou por inúmeros festivais ao redor de todo o país.

As encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo. A experiência que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.“, revela a sinopse oficial.

Em suma, Para Onde Voam as Feiticeiras surgiu, pela primeira vez, em 2020, durante a 9ª edição do Festival Olhar de Cinema, em Curitiba. O documentário apresenta sete artistas de rua com a intenção de amplificar vozes normalmente silenciadas no dia a dia.

Abaixo, assista ao trailer oficial do projeto.

O que esperar de Para Onde Voam as Feiticeiras?

Para Onde Voam as Feiticeiras apresenta sete artistas de rua: Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thatha Lopes e Wan Gomez. Ao longo do documentário, o público percebe que todos têm algo em algum.

Além de pertenceram à comunidade LGBTQIA+, os artistas trabalham com encenações e improviso pelas ruas de São Paulo. No entanto, têm pouca voz no dia a dia da cidade. O grupo é chamado de ‘As Manas’. A intenção é construir um palco aberto para trocar ideias, conhecer novos talentos e amplificar revoltas pessoais.

Como resultado, Para Onde Voam as Feiticeiras acompanha o encontro entre grandes artistas da cena brasileira. Eles têm histórias diferentes, com conflitos pessoais, choque nas relações e muita ajuda um com o outro. Além disso, o documentário também conta com depoimentos importantes de personalidades, como Judith Butler, filósofa com reconhecimento internacional por obras que revolucionaram o estudo de gênero.

Por fim, Para Onde Voam as Feiticeiras estreia nesta quinta-feira (31) nos cinemas de todo o Brasil.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.