Os Goonies | Sessão de Sábado exibe clássico dos cinemas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De volta nas telinhas da Globo, a Sessão de Sábado de hoje (02), exibe um grande clássico dos cinemas. Trata-se de um filme de comédia e aventura americano, de 1985, Os Goonies. O filme tem a produção e direção de Richard Dooner, e roteiro de Chris Columbus. O enredo se baseia na história do produtor executivo Steven Spielberg. O filme vai ao ar às 14h10 min., logo após a apresentação do Jornal Hoje. Abaixo, confira os detalhes da produção.

Sinopse de Os Goonies

Em Os Goonies, os prédios do bairro “Goon Docks”, de Astoria, Oregon, devem ser demolidos, por conta de uma execução hipotecária. Sendo assim, a população, como um grupo de crianças, se intitula como “Os Goonies”, precisam se mudar do local. Diante disso, eles resolvem fazer uma cerimônia de despedida desse local.

É exatamente nesse momento, que eles descobrem um legítimo mapa do tesouro. O mesmo, os leva a uma aventura para desenterrar o tesouro perdido de Willy Caolho, um lendário pirata do século 17. Dessa forma, eles esperam se tornar ricos, para evitar a destruição de suas casas. Entretanto, mal sabem eles que durante essa aventura, eles seriam perseguidos por uma família de criminosos, que deseja roubar o tesouro também.

Recepção nos cinemas

Com produção da Amblin Entertainment de Spielberg, a Warner Bros lançou o filme Os Goonies nos cinemas, no dia 7 de junho de 1985, nos Estados Unidos. Já no Brasil, a produção estreou em 15 de agosto de 1985. Com um orçamento de US$ 19 milhões, o filme arrecadou US$ 124 milhões em todo o mundo.

Assim, tornou-se um filme cult. Além disso, em 2017, o filme foi escolhido para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.

Onde assistir?

Se você não tem como assistir a Sessão de Sábado da Globo, não se preocupe. É dito isso, é possível conferir o título nas plataformas Netflix e HBO Max. Além disso, é possível alugar Os Goonies no YouTube e o Google Play FIlmes e TV.

Como a crítica avaliou Os Goonies?

De acordo com o site Rotten Tomatoes, o filme tem uma aprovação de 76%, com base em 91 comentários dos críticos. O consenso sobre a produção é a seguinte: “The Goonies é uma mistura energética, às vezes barulhenta, de sentimento spielbergiano e truques divertidos que agradarão tanto a crianças quanto a adultos nostálgicos.

Enquanto isso, no agregador Metacritic, o filme tem uma média de 62 entre 100, com base em 13 opiniões de críticos.