Qual a ordem dos filmes da Turma da Mônica?

Ao longo das últimas décadas, a Turma da Mônica foi a protagonista do cinema nacional com inúmeros filmes. A primeira tirinha oficial surgiu em 1959 pelas mãos de Maurício de Sousa. A partir de então, a Turma da Mônica tornou-se um símbolo da literatura infantil do Brasil.

Não à toa a personagem deixou de aparecer apenas em páginas e começou a aparecer na televisão e no cinema. Só entre os filmes, portanto, a Turma da Mônica já apresentou nove experiências para o público. Sendo sete animações clássicas e dois em live-action.

Qual a ordem dos filmes da Turma da Mônica?

turma-da-monica
Imagem: Divulgação | Edição: Minha Série Favorita

Bom, os filmes da Turma da Mônica não exigem nenhuma ordem específica. Principalmente as animações. Em suma, cada projeto funciona de forma independente e individual. Além disso, cada produção conta uma história própria e sem conexão.

O primeiro filme, As Aventuras da Turma da Mônica, estreou em 1982. Ele basicamente fez um compilado de episódios clássicos da animação, como “O Plano Infalível”, “Um Amor de Ratinho”, “A Ermitã” e “O Império Empacota”.

Depois, a Turma da Mônica estrelou A Princesa e o Robô (1984), As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986), Mônica e a Sereia do Rio (1987) e Turma da Mônica em: O Bicho-Papão (1987). Após a primeira leva de filmes durante a década de 1980, a animação entrou em pausa até 2004.

Foi quando a marca deu outro salto de qualidade. Após anos de espera, a Turma da Mônica retornou com o clássico Cine Gibi, uma trama que conquistou o Brasil. Nela, Franjinha cria uma máquina capaz de reproduzir histórias em quadrinhos em forma de filme.

Três anos depois, em 2007, estreou Turma da Mônica: Uma Aventura no Tempo. O longa-metragem foi um impacto no cinema nacional, reunindo crianças do Brasil inteiro. Em suma, Franjinha cria uma máquina do tempo que funciona com elementos da natureza. Quando Mônica a quebra, portanto, os protagonistas precisam viajar entre diferentes eras para salvar o mundo.

Período em live-action

Depois de se consolidar no mercado editorial e no meio das animações, Turma da Mônica deu outro salto de qualidade e entregou dois filmes em live-action. Inclusive, servindo como a experiência de sequência da franquia. Portanto, o ideal é assistir em ordem.

Turma da Mônica: Laços, de 2019, foi o primeiro a estrear. O filme acompanha os protagonistas em uma jornada para encontrar Floquinho, o cachorro do Cebolinha. O segundo foi Turma da Mônica: Lições, sequência direta do anterior. Nele, os protagonistas fogem da escola e enfrentam consequências em uma jornada onde descobrem o real valor da amizade.

Ambos os filmes em live-action da Turma da Mônica estão disponíveis no catálogo do Prime Video.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.