Pois é, não é brincadeira, não! Stranger Things realmente encanta a todos com seu enredo único e nostálgico. Além disso, a fotografia da série e seus detalhes técnicos são feitos com muito esmero. Porém, a Netflix está sendo processada por uma imagem conceitual da série. Quem está movendo o processo contra a empresa é o fotógrafo Sean R. Heavey. Segundo ele, a Netflix fez uso de uma de suas fotografias na imagem a seguir:
Normalmente não seria problema o uso de fotografias de terceiros em produções assim. Contudo, a empresa está sendo processada exatamente por não ter pedido a devida permissão ao fotógrafo. A foto original se chama “The Mothership” (A Nave-Mãe). Ela foi tirada em 2010, após Sean passar muitas horas atrás de uma tempestade. Confira:
Não dá para negar que as duas tempestades são muito parecidas. Contudo, talvez não seja o suficiente para comprovar um “plágio”. O jornal Great Falls Tribute teve acesso à carta enviada para Heavey por Jarin Jackson, um dos advogados da empresa. Na carta, Jarin diz:
“A única similaridade entre a arte conceitual e a foto do Sr. Heavey, The Mothership, é o uso de uma formação de nuvens parecida. As leis de direitos autorais, contudo, não contemplam os objetos como eles apareceram na natureza.”
Como pode ser notado, Heavey não se sentiu satisfeito com a resolução da empresa. Por isso, ela está sendo processada por ele no distrito de Great Falls. Sean pede que um julgamento seja feito. Depois disso, a Netflix não se pronunciou, mas mais informações devem chegar em breve.