Em um movimento inédito, a Netflix UK, o Writers’ Guild of Great Britain (WGGB), sindicato britânico de roteiristas, e a Personal Managers’ Association (PMA), associação que representa agentes do Reino Unido, assinaram um acordo de remuneração para roteiristas.
O acordo é retroativo a 1º de fevereiro e se aplica a escritores britânicos que trabalham em séries live-action comissionadas pela Netflix. É a primeira vez que um serviço de streaming firma um acordo deste tipo com o WGGB e a PMA.
+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!
Netflix promete melhores condições para roteiristas britânicos
“Escritores locais são parte essencial do sucesso da Netflix no Reino Unido, e estamos muito satisfeitos por termos chegado a esse acordo“, disse Anne Mensah, vice-presidente de conteúdo para a Netflix no Reino Unido. A executiva reforça o papel de destaque dos roteiristas britânicos na plataforma.
O acordo garante, pela primeira vez, os direitos dos escritores britânicos que trabalham para um serviço de streaming global através de um acordo coletivo. Além disso, introduz uma estrutura para pagamentos contínuos, rompendo com a prática anterior de ceder direitos em perpetuidade.
“Estamos entusiasmados por ter finalizado esse acordo inovador com a Netflix,” afirmou a PMA, ressaltando a importância do acordo para garantir melhores condições e remuneração justa para os roteiristas britânicos.
Principais termos do acordo
O Writers’ Guild of Great Britain divulgou os principais termos do novo acordo com a Netflix. Em breve, uma versão mais detalhada será disponibilizada aos membros do sindicato.
Entre os destaques do acordo:
- Remuneração mínima: Um roteiro para um episódio único de uma hora tem remuneração mínima de £17.000 ($21.700). Já um episódio de uma série deve ter um valor mínimo de £15.000 ($19.200).
- Direitos de exploração: A Netflix terá janela de seis meses para explorar mundialmente os roteiros, além dos direitos não-cinematográficos e promocionais.
“Estamos muito satisfeitos com esse acordo com a Netflix“, disse Ellie Peers, secretária-geral do WGGB. O acordo é visto como uma vitória para os roteiristas britânicos, garantindo direitos e melhores condições de trabalho junto a um dos maiores serviços de streaming do mundo.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.