Indiana Jones: Entenda a linha do tempo da franquia

A franquia Indiana Jones apresenta uma complexa linha do tempo para os fãs. Com cinco filmes no total, o projeto da Lucasfilm começou em 1981 com ‘Os Caçadores da Arca Perdida’. Apesar disso, os flashbacks sempre foram parte importante para as tramas de Indy (Harrison Ford).

Em suma, o mais recente capítulo de Indiana Jones chegou aos cinemas em 2023. O longa-metragem marca a despedida de Ford no papel de um dos personagens mais icônicos da sua carreira. Intitulado como ‘Relíquia do Destino’, o longa-metragem precisou resgatar a essência original da franquia.

Assim como outros filmes da franquia, Indiana Jones 5 também recupera memórias do passado do protagonista. Portanto, cria novas histórias e acrescenta ainda mais camadas para a complexa linha do tempo do universo.

Entenda a linha do tempo de Indiana Jones 5

A linha do tempo de Indiana Jones pode ser tão confusa quanto a de Star Wars. O épico espacial da Lucasfilm altera a ordem dos arcos com lançamentos diferentes nos cinemas. No geral, são três trilogias: a original, da década de 80; a prequel, dos anos 2000; e a sequência, de 2015 para cá.

Indiana Jones, por outro lado, não diversifica os lançamentos dos filmes. Todos eles respeitam uma ordem cronológica de acontecimentos. No entanto, os projetos abusam da utilização de flashbacks. Assim, criam histórias deslocadas entre um filme e outro. Algo que cria confusão em quem compreende em que parte da história cada cena está localizada.

Apesar disso, a franquia Indiana Jones protagoniza uma alteração entre lançamento e ordem cronológica. Um momento que causa as principais dúvidas em torno do universo e das histórias de Indy. Abaixo, confira o ano em que cada trama de Indiana Jones se passa:

  • 1935: Indiana Jones e o Templo da Perdição
  • 1936: Caçadores da Arca Perdida
  • 1938: Indiana Jones e a Última Cruzada
  • 1957: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
  • 1969: Indiana Jones e o Mostrador do Destino

Onde assistir a todos os filmes?

Por fim, todos os filmes da franquia Indiana Jones estão disponíveis no Disney+ desde o dia 31 de maio deste ano. “Não poderíamos estar mais felizes com as oportunidades que o meio [de streaming] e esta plataforma nos proporcionaram”, disse a Kathleen em um evento fechado ao público, de acordo com o Deadline.

Ainda em cartaz nos cinemas, Indiana Jones 5 não deve demorar tanto tempo para chegar à plataforma. Isso porque o filme foi considerado um dos maiores fracassos do cinema em 2023. Portanto, a Disney deve querer começar a jornada do herói o quanto antes para tentar uma recuperação.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.