James Cameron cita a grande diferença entre Avatar e filmes de heróis

Em entrevista ao The Wrap, James Cameron condiciona a principal diferença entre Avatar e os filmes de heróis aos “problemas reais” de cada trama. Para o diretor, a franquia Na’vi explora ameaças e conflitos com os quais cada espectador pode se identificar, algo diferente do que os filmes de heróis da Marvel costumam proporcionar.

Avatar: O Caminho da Água chegou aos cinemas no dia 15 de dezembro de 2022. O filme oferece uma sequência para a franquia, exibida pela primeira vez em 2009 com Avatar. Com um pouco mais de uma semana da estreia, a produção consolidou-se como uma das maiores bilheterias do cinema em 2022. Contudo, precisa de índices ainda melhores para garantir o futuro do universo.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês?  e aproveite!

A diferença entre os filmes de heróis e Avatar para James Cameron

James Cameron não mediu as palavras para explicar o que entende em relação às diferenças entre Avatar e os filmes de heróis. Ao The Wrap, o diretor confirma que a história universal de Pandora e do povo Na’vi foi fundamental nos índices de bilheteria conquistados pelo primeiro filme. “Ele não teve sucesso apenas aqui nos Estados Unidos, nós ganhamos três quartos do nosso dinheiro no resto do mercado global”, explicou.

Além disso, Cameron também compreende que Avatar se diferencia pela trama real. Em certo ponto, ironiza os verdadeiros conflitos expostos em filmes de super-heróis. Contudo, expõe que não faz uma crítica pessoal às produções do gênero.

“Os Na’vi não estão lidando com problemas extraordinários, não estão enfrentando algum cara que quer conquistar a galáxia”, expandiu. “Eu nem estou criticando filmes de super-heróis, mesmo porque os adoro. Acho que são os nossos mitos modernos, lutas entre deuses gregos. Amo esse tipo de coisa, mas não era meu objetivo aqui”.

Além disso, o cineasta explica que colocou boa parte da sua experiência de vida para fazer Avatar: O Caminho da Água. Por exemplo, a relação entre pais e filhos o fez olhar para a adolescência e para a relação que tem com o próprio filho. Assim, construiu a relação entre Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) e as responsabilidades como pais.

Por fim, Avatar: O Caminho da Água ainda está em exibição em salas de cinema de todo o Brasil. Além disso, o filme deve estrear pelo Disney+ ao longo dos próximos meses.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.