House of the Dragon: Quem vence a “Dança dos Dragões”?

O spin-off de Game of Thrones da HBO, House of the Dragon, mergulha na história de uma das guerras mais devastadoras da história de Westeros. No entanto, a resposta para quem vence a “Dança dos Dragões” não é tão simples.

Enquanto Game of Thrones cobriu os livros principais de A Song of Ice and Fire, House of the Dragon cobre uma parte específica do livro Fire & Blood de George R.R. Martin. Um livro de história dentro do universo sobre a história da Casa Targaryen em Westeros, Fire & Blood inclui vários narradores não confiáveis e deixa algumas coisas abertas para interpretação.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

O Começo da Dança dos Dragões

House of the Dragon começa com a coroação de Viserys Targaryen e segue para estabelecer todos os personagens que participariam da Dança dos Dragões. O elenco de House of the Dragon passou por algumas mudanças para que o show pudesse cobrir todo o conflito, desde Rhaenyra se tornando herdeira de Viserys ainda criança até a guerra entre os Verdes e os Negros.

Os Verdes acreditam que Rhaenyra não tem direito ao trono, mas sim o primogênito de Viserys, Aegon. Os Negros, por outro lado, apoiam a reivindicação de Rhaenyra ao trono.

Verdes vs. Negros: As facções da Guerra Civil Targaryen

Alicent Hightower e Rhaenyra Targaryen possuem aliados poderosos e vantagens-chave na guerra. Embora a princesa Rhaenyra e Alicent Hightower fossem boas amigas na juventude, anos antes do início da Dança dos Dragões, o relacionamento delas azedou quando o rei Viserys Targaryen escolheu Alicent como sua próxima rainha. Viserys e Alicent têm quatro filhos juntos, incluindo três filhos.

Anteriormente, Rhaenyra era a clara sucessora do rei, mas agora tinha a “competição” de Aegon II, o primogênito de Viserys. Entre os sussurros de Otto Hightower e o relacionamento conturbado com Rhaenyra e seu lado da família, Alicent se torna uma jogadora importante nesse conflito crescente e eventualmente apoia a reivindicação de seu filho ao trono.

As duas facções se tornam conhecidas como os Verdes e os Negros quando a rainha Alicent comparece a um torneio vestindo um vestido verde Hightower, enquanto Rhaenyra usa o tradicional preto e vermelho Targaryen.

Rhaenyra se casa primeiro com Ser Laenor Velaryon e tem três filhos com ele (embora tanto Fire & Blood quanto House of the Dragon deixem claro que Harwin Strong é o verdadeiro pai). Após a morte de Laenor, que House of the Dragon mudou para um esquema para ele escapar, Rhaenyra se casa com seu tio, Daemon Targaryen. Assim que Viserys morre, a guerra pela sucessão começa.

Principais aliados dos Verdes:

  • Alicent Hightower
  • Otto Hightower
  • Aemond Targaryen
  • Helaena Targaryen
  • Daeron Targaryen
  • Ser Criston Cole
  • Casas mais ricas e poderosas de Westeros

Principais aliados dos Negros:

  • Daemon Targaryen
  • Corlys Velaryon
  • Rhaenys Targaryen
  • Jacaerys Velaryon
  • Lucerys Velaryon
  • Joffrey Velaryon
  • Aegon III (Aegon o Jovem)
  • Viserys II

Os Negros possuem uma vantagem inicial por controlarem Dragonstone e, portanto, terem mais dragões e cavaleiros de dragões do que os Verdes. No entanto, os Verdes possuem o Tesouro Real e todos os vestígios de Porto Real, incluindo o Trono de Ferro.

Rhaenyra e Aegon II morrem durante a Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões resulta na morte de quase todos os dragões Targaryen, além de Prince Daemon, Queen Rhaenyra, Lady Rhaenys, Queen Helaena e seus filhos, Aemond, Daeron, e todos os três filhos de Rhaenyra de seu primeiro casamento.

O Rei Aegon II vence a guerra quando manda Rhaenyra ser queimada e comida por seu dragão, Sunfyre, em Dragonstone. Antes disso, Rhaenyra conseguiu tomar Porto Real e sentar no Trono de Ferro por seis meses, mas seu curto reinado foi um desastre. A guerra ainda estava acontecendo em Westeros e Porto Real estava em caos.

Personagens principais que sobrevivem à Dança dos Dragões

Título/PapelSobreviventes
Lord Corlys VelaryonChefe da Casa Velaryon, um dos regentes de Aegon III
Aegon IIISucessor de Aegon II como rei
Viserys IISucede os filhos de Aegon III como rei
Lord Cregan StarkChefe da Casa Stark, Mão do Rei
Baela TargaryenCasa-se com Alyn Velaryon e eventualmente retorna a Driftmark
Rhaena TargaryenVive em Dragonstone, perde um marido e depois se casa com Garmund Hightower

Rhaenyra tem que fugir de Porto Real, mas cai em uma armadilha preparada por Aegon em Dragonstone. Ainda assim, Aegon foi gravemente ferido durante a guerra, e a morte de Rhaenyra não impede o avanço de seus reforços do Norte liderados por Lord Cregan Stark.

Aegon é aconselhado a se render, mas o rei não ouve. Seus conselheiros então tomam as rédeas e envenenam o fraco e amargurado King Aegon II em sua própria liteira, deixando Aegon III, filho de Rhaenyra e Daemon, como o líder incontestável de Westeros.

Aegon III torna-se rei de Westeros (Isso é uma vitória para Rhaenyra?)

Aegon III tinha apenas dez anos quando ascendeu ao Trono de Ferro após a Dança dos Dragões. Ele ficou gravemente traumatizado pela guerra, pela perda de sua família e ao ver sua mãe ser queimada e comida por um dragão na sua frente. Ele é coroado por Corlys Velaryon. O único irmão remanescente de Aegon III, Viserys II, aparentemente se perdeu durante a Dança dos Dragões, embora eventualmente tenha retornado.

A linhagem de Rhaenyra tecnicamente venceu, já que todos os filhos e netos de Alicent morreram na Dança. Embora Aegon III tenha inicialmente se casado com Jaehaera, filha de Aegon II e da rainha Helaena, ela morreu tragicamente apenas dois anos depois – seja por suicídio ou assassinato. Ela e Aegon eram muito jovens para ter filhos, e Jaehaera representa o fim da malfadada linhagem da rainha Alicent. Nem Rhaenyra nem Aegon II realmente venceram a guerra, mas a linhagem de Rhaenyra durou mais tempo através de Aegon III e Viserys II.

Governo recluso por 26 anos, o Rei Aegon III tornou-se conhecido por apelidos como “o Rei Quebrado” e “Aegon, o Azarado”, bem como “o Dragonbane” devido ao último dragão Targaryen morrer durante seu reinado. Aegon acaba morrendo aos 36 anos, mas deixa o legado dos Targaryen para seus dois filhos, três filhas e seu irmão. Os filhos de Aegon III morrem sem herdeiros homens, com Viserys II sentado no Trono de Ferro depois deles.

A Dança dos Dragões também é desastrosa para a dinastia Targaryen, particularmente em relação às mortes de tantos dragões. Ambas Rhaenyra e Alicent têm fins desastrosos, pavimentados pelos corpos quebrados de seus entes queridos e dragões mortos.

Alicent passa os últimos anos de sua vida confinada em seus aposentos e consumida pela tristeza, enquanto Rhaenyra vê seu reinado desmoronar antes mesmo de começar e é posteriormente traída e cruelmente morta. Este é um dos motivos pelos quais os Targaryen não eram tão poderosos durante a revolução de Robert Baratheon.

Como a Dança dos Dragões em HOTD é diferente do livro

House of the Dragon fez várias mudanças em relação ao livro, desde a linha do tempo do show até personagens que não foram incluídos. A série também brinca com o aspecto de narrador não confiável de Fire & Blood, já que o próprio livro de história dentro do universo admite várias vezes que suas fontes são conflitantes e podem não estar contando toda a verdade.

Por exemplo, enquanto Fire & Blood estabelece que Laenor Velaryon morreu antes de Rhaenyra se casar com Daemon, o personagem sobreviveu em House of the Dragon e simplesmente fingiu sua morte com a ajuda de sua esposa. Outras diferenças importantes incluem:

  • O sonho de Aegon sobre a Canção de Gelo e Fogo é o motivo pelo qual ele conquistou Westeros.
  • Alicent é mais jovem na série e tem a mesma idade de Rhaenyra.
  • A ausência do bobo Mushroom.
  • A morte de Lucerys Velaryon é enquadrada como um acidente na série.
  • A ausência de Daenor Targaryen.
  • A série não inclui o filho mais novo de Aegon e Helaena, Maelor, o que também leva a mudanças na cena de Blood e Cheese.
  • Alicent e Criston Cole têm um relacionamento romântico na série.
  • Aemond ataca Aegon durante a Batalha em Rook’s Rest.

Talvez a maior mudança de House of the Dragon em relação ao livro seja o relacionamento entre Alicent e Rhaenyra, tanto antes quanto depois do início da guerra. A amizade entre Alicent e Rhaenyra é mais importante na série do que no livro.

A série enquadra a Dança dos Dragões como o resultado da queda entre duas melhores amigas que foram roubadas de seus futuros por causa dos homens ao seu redor. De certa forma, a Dança dos Dragões em House of the Dragon é mais um conflito entre Alicent e Rhaenyra, enquanto no livro é enquadrado como uma guerra entre Aegon II e Rhaenyra.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.