O spin-off de Game of Thrones da HBO, House of the Dragon, mergulha na história de uma das guerras mais devastadoras da história de Westeros. No entanto, a resposta para quem vence a “Dança dos Dragões” não é tão simples.
Enquanto Game of Thrones cobriu os livros principais de A Song of Ice and Fire, House of the Dragon cobre uma parte específica do livro Fire & Blood de George R.R. Martin. Um livro de história dentro do universo sobre a história da Casa Targaryen em Westeros, Fire & Blood inclui vários narradores não confiáveis e deixa algumas coisas abertas para interpretação.
+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!
O Começo da Dança dos Dragões
House of the Dragon começa com a coroação de Viserys Targaryen e segue para estabelecer todos os personagens que participariam da Dança dos Dragões. O elenco de House of the Dragon passou por algumas mudanças para que o show pudesse cobrir todo o conflito, desde Rhaenyra se tornando herdeira de Viserys ainda criança até a guerra entre os Verdes e os Negros.
Os Verdes acreditam que Rhaenyra não tem direito ao trono, mas sim o primogênito de Viserys, Aegon. Os Negros, por outro lado, apoiam a reivindicação de Rhaenyra ao trono.
Verdes vs. Negros: As facções da Guerra Civil Targaryen
Alicent Hightower e Rhaenyra Targaryen possuem aliados poderosos e vantagens-chave na guerra. Embora a princesa Rhaenyra e Alicent Hightower fossem boas amigas na juventude, anos antes do início da Dança dos Dragões, o relacionamento delas azedou quando o rei Viserys Targaryen escolheu Alicent como sua próxima rainha. Viserys e Alicent têm quatro filhos juntos, incluindo três filhos.
Anteriormente, Rhaenyra era a clara sucessora do rei, mas agora tinha a “competição” de Aegon II, o primogênito de Viserys. Entre os sussurros de Otto Hightower e o relacionamento conturbado com Rhaenyra e seu lado da família, Alicent se torna uma jogadora importante nesse conflito crescente e eventualmente apoia a reivindicação de seu filho ao trono.
As duas facções se tornam conhecidas como os Verdes e os Negros quando a rainha Alicent comparece a um torneio vestindo um vestido verde Hightower, enquanto Rhaenyra usa o tradicional preto e vermelho Targaryen.
Rhaenyra se casa primeiro com Ser Laenor Velaryon e tem três filhos com ele (embora tanto Fire & Blood quanto House of the Dragon deixem claro que Harwin Strong é o verdadeiro pai). Após a morte de Laenor, que House of the Dragon mudou para um esquema para ele escapar, Rhaenyra se casa com seu tio, Daemon Targaryen. Assim que Viserys morre, a guerra pela sucessão começa.
Principais aliados dos Verdes:
- Alicent Hightower
- Otto Hightower
- Aemond Targaryen
- Helaena Targaryen
- Daeron Targaryen
- Ser Criston Cole
- Casas mais ricas e poderosas de Westeros
Principais aliados dos Negros:
- Daemon Targaryen
- Corlys Velaryon
- Rhaenys Targaryen
- Jacaerys Velaryon
- Lucerys Velaryon
- Joffrey Velaryon
- Aegon III (Aegon o Jovem)
- Viserys II
Os Negros possuem uma vantagem inicial por controlarem Dragonstone e, portanto, terem mais dragões e cavaleiros de dragões do que os Verdes. No entanto, os Verdes possuem o Tesouro Real e todos os vestígios de Porto Real, incluindo o Trono de Ferro.
Rhaenyra e Aegon II morrem durante a Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões resulta na morte de quase todos os dragões Targaryen, além de Prince Daemon, Queen Rhaenyra, Lady Rhaenys, Queen Helaena e seus filhos, Aemond, Daeron, e todos os três filhos de Rhaenyra de seu primeiro casamento.
O Rei Aegon II vence a guerra quando manda Rhaenyra ser queimada e comida por seu dragão, Sunfyre, em Dragonstone. Antes disso, Rhaenyra conseguiu tomar Porto Real e sentar no Trono de Ferro por seis meses, mas seu curto reinado foi um desastre. A guerra ainda estava acontecendo em Westeros e Porto Real estava em caos.
Personagens principais que sobrevivem à Dança dos Dragões
Título/Papel | Sobreviventes |
---|---|
Lord Corlys Velaryon | Chefe da Casa Velaryon, um dos regentes de Aegon III |
Aegon III | Sucessor de Aegon II como rei |
Viserys II | Sucede os filhos de Aegon III como rei |
Lord Cregan Stark | Chefe da Casa Stark, Mão do Rei |
Baela Targaryen | Casa-se com Alyn Velaryon e eventualmente retorna a Driftmark |
Rhaena Targaryen | Vive em Dragonstone, perde um marido e depois se casa com Garmund Hightower |
Rhaenyra tem que fugir de Porto Real, mas cai em uma armadilha preparada por Aegon em Dragonstone. Ainda assim, Aegon foi gravemente ferido durante a guerra, e a morte de Rhaenyra não impede o avanço de seus reforços do Norte liderados por Lord Cregan Stark.
Aegon é aconselhado a se render, mas o rei não ouve. Seus conselheiros então tomam as rédeas e envenenam o fraco e amargurado King Aegon II em sua própria liteira, deixando Aegon III, filho de Rhaenyra e Daemon, como o líder incontestável de Westeros.
Aegon III torna-se rei de Westeros (Isso é uma vitória para Rhaenyra?)
Aegon III tinha apenas dez anos quando ascendeu ao Trono de Ferro após a Dança dos Dragões. Ele ficou gravemente traumatizado pela guerra, pela perda de sua família e ao ver sua mãe ser queimada e comida por um dragão na sua frente. Ele é coroado por Corlys Velaryon. O único irmão remanescente de Aegon III, Viserys II, aparentemente se perdeu durante a Dança dos Dragões, embora eventualmente tenha retornado.
A linhagem de Rhaenyra tecnicamente venceu, já que todos os filhos e netos de Alicent morreram na Dança. Embora Aegon III tenha inicialmente se casado com Jaehaera, filha de Aegon II e da rainha Helaena, ela morreu tragicamente apenas dois anos depois – seja por suicídio ou assassinato. Ela e Aegon eram muito jovens para ter filhos, e Jaehaera representa o fim da malfadada linhagem da rainha Alicent. Nem Rhaenyra nem Aegon II realmente venceram a guerra, mas a linhagem de Rhaenyra durou mais tempo através de Aegon III e Viserys II.
Governo recluso por 26 anos, o Rei Aegon III tornou-se conhecido por apelidos como “o Rei Quebrado” e “Aegon, o Azarado”, bem como “o Dragonbane” devido ao último dragão Targaryen morrer durante seu reinado. Aegon acaba morrendo aos 36 anos, mas deixa o legado dos Targaryen para seus dois filhos, três filhas e seu irmão. Os filhos de Aegon III morrem sem herdeiros homens, com Viserys II sentado no Trono de Ferro depois deles.
A Dança dos Dragões também é desastrosa para a dinastia Targaryen, particularmente em relação às mortes de tantos dragões. Ambas Rhaenyra e Alicent têm fins desastrosos, pavimentados pelos corpos quebrados de seus entes queridos e dragões mortos.
Alicent passa os últimos anos de sua vida confinada em seus aposentos e consumida pela tristeza, enquanto Rhaenyra vê seu reinado desmoronar antes mesmo de começar e é posteriormente traída e cruelmente morta. Este é um dos motivos pelos quais os Targaryen não eram tão poderosos durante a revolução de Robert Baratheon.
Como a Dança dos Dragões em HOTD é diferente do livro
House of the Dragon fez várias mudanças em relação ao livro, desde a linha do tempo do show até personagens que não foram incluídos. A série também brinca com o aspecto de narrador não confiável de Fire & Blood, já que o próprio livro de história dentro do universo admite várias vezes que suas fontes são conflitantes e podem não estar contando toda a verdade.
Por exemplo, enquanto Fire & Blood estabelece que Laenor Velaryon morreu antes de Rhaenyra se casar com Daemon, o personagem sobreviveu em House of the Dragon e simplesmente fingiu sua morte com a ajuda de sua esposa. Outras diferenças importantes incluem:
- O sonho de Aegon sobre a Canção de Gelo e Fogo é o motivo pelo qual ele conquistou Westeros.
- Alicent é mais jovem na série e tem a mesma idade de Rhaenyra.
- A ausência do bobo Mushroom.
- A morte de Lucerys Velaryon é enquadrada como um acidente na série.
- A ausência de Daenor Targaryen.
- A série não inclui o filho mais novo de Aegon e Helaena, Maelor, o que também leva a mudanças na cena de Blood e Cheese.
- Alicent e Criston Cole têm um relacionamento romântico na série.
- Aemond ataca Aegon durante a Batalha em Rook’s Rest.
Talvez a maior mudança de House of the Dragon em relação ao livro seja o relacionamento entre Alicent e Rhaenyra, tanto antes quanto depois do início da guerra. A amizade entre Alicent e Rhaenyra é mais importante na série do que no livro.
A série enquadra a Dança dos Dragões como o resultado da queda entre duas melhores amigas que foram roubadas de seus futuros por causa dos homens ao seu redor. De certa forma, a Dança dos Dragões em House of the Dragon é mais um conflito entre Alicent e Rhaenyra, enquanto no livro é enquadrado como uma guerra entre Aegon II e Rhaenyra.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.