Filme Harriet da Tela Quente de hoje (21) é baseado em fatos reais

Na noite desta segunda-feira (21), a partir das 22h30min, a Globo exibe, na sua Tela Quente, o filme Harriet (2019). Em suma, trata-se de um drama biográfico, que tem a direção de Kasi Lemmons. Enquanto isso, a produção é de Debra Martin Chase, Daniela Taplin Lundberg e Gregory Allen Howard. Ademais, o roteiro é de Gregory Allen Howard e Kasi Lemmons, com base na história real escrita por Gregory Allen Howard. O filme vai ao ar logo após a apresentação de um capítulo da novela Travessia.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

Sinopse de Harriet

A história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento.

Deslizando pela Vida é baseado em fatos reais?

Filme é baseado em fatos reais? Quem foi Harriet Tubman?

HARRIET

Harriet Tubman nasceu em Araminta Ross, em março de 1822 e morreu em 10 de março de 1913. Ela foi uma abolicionista e ativista americana. Harriet já nasceu escravizada, e foi espancada e açoitada por seus diversos durante a infância.

Ainda jovem, ela sofreu uma lesão craniana traumática quando um senhor de escravo jogou um peso de metal em um escravo fugitivo, mas a acertou. Depois disso, ela teve tonturas, dores e períodos de hipersonia que aconteceram ao longo da sua vida. Após o ferimento, ela passou a ter visões estranhas e sonhos vívidos – os quais atribuiu a premonições de Deus.

Após escapar da escravidão em 1849, ela fez 19 missões para resgatar cerca de 300 pessoas escravizadas, incluindo familiares e amigos. Para isso, ela usou a rede de ativistas antiescravatura e abrigos conhecida como Underground Railroad.

Na Guerra Civil Americana, ela foi uma batedora armada e espiã para o exército da União. Ela foi a primeira mulher a liderar uma expedição armada na guerra, guiando o ataque no rio Combahee, que liberou mais de 700 escravos.

Assim que a guerra terminou, ela se aposentou e se tornou uma ativista pela causa do sufrágio feminino. Quando a doença a parou, ela foi internada em um asilo para afro-americanos idosos que ajudou a criar anos antes. Após sua morte em 1913, tornou-se um ícone de coragem e liberdade.

Elenco

No elenco, Cynthia Erivo é Harriet Tubman, Leslie Odom Jr. é William Still, Joe Alwyn é Edward Brodess, Janelle Monáe é Marie e Henry Hunter Hall é Walter. Ademais, Jennifer Nettles, Vanessa Bell Calloway, Clarke Peters, Zackary Momoh, Deborah Ayorinde, Vondie Curtis-Hall, Omar Dorsey, Tory Kittles, Tim Guinee, Antonio J. Bell e Willie Raysor também participam.

Trailer de Harriet

Bilheteria

O filme teve um custo de US$ 17 milhões, enquanto a receita nos cinemas chegou a US$ 43.347,017 milhões.

O que a crítica achou de Harriet?

  • IMDb: 6.7/10

De acordo com o Rotten Tomatoes, o filme teve uma aprovação de 74% com base em 234 críticas. Segundo o consenso crítico, “Harriet serve como um tributo sincero a uma figura fundamental na história americana – embora prejudicada por sua abordagem frustrantemente estereotipada”.

Onde assistir o filme?

Se você deseja assistir ao filme, saiba que ele está disponível para assistir na Netflix. Ou ainda, é possível alugar a produção no YouTube, Google Play Filmes e TV, Apple TV, e na Amazon Prime Video.