Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O Telefone do Sr. Harrigan precisou lidar com a complexidade de adaptar livros para o cinema. O filme recém-estreado pela Netflix adapta a história de Stephen King, veterano da literatura de terror e de suspense sobrenatural. A obra homônima chegou em 2020, a partir da coletânea de contos Com Sangue.
Agora, pouco mais de dois anos depois, a Netflix estreou o filme inspirado pelo autor. O Telefone do Sr. Harrigan mantém a tradição de King, com tensão e mistérios a cada página — ou, a cada cena. Na trama, o jovem Craig (Jaeden Martell) vive em uma pequena cidade da Nova Inglaterra. O adolescente, certo dia, conhece o Sr. Harrigan (Donald Sutherland), um reservado idoso bilionário. Ambos nutrem uma relação de amizade, mas tudo muda quando a morte chega.
Trailer oficial
Final explicado de O Telefone do Sr. Harrigan
O final explicado de O Telefone do Sr. Harrigan passa pelo princípio de como a relação entre Craig e Sr. Harrigan mantém-se viva a partir da similaridade entre ambos. Com a convivência se tornando cada vez mais constante, os dois descobrem que têm muito em comum. Para estarem ainda mais conectados, Craig presenteia o idoso com um smartphone. Agora, eles trocam mensagens e fazem ligações, construindo laços ainda mais fortes.
Contudo, a morte chega para mudar de forma definitiva a relação. Quando o Sr. Harrigan falece, uma estranha conexão surge. Assim, Craig sofre com a perda do amigo, enviando mensagens para o telefone. Ele não esperava, portanto, que receberia alguma mensagem de volta. A partir deste ponto, Craig e Sr. Harrigan retomam a conexão, mas de forma sobrenatural.
As mensagens do Sr. Harrigan
Durante O Telefone do Sr. Harrigan, Craig passou a receber mensagens do amigo mesmo após a morte. O garoto, traumatizado pela morte da mãe, encontrara o corpo do idoso. Como forma de despedida, colocou o celular para ser enterrado junto.
O jovem não parou, contudo, de enviar mensagens ao número. Como forma de desabafo, talvez. Craig era um adolescente solitário, sem amigos e que sofria bullying na escola. A única pessoa com quem ele se relacionava, portanto, estava morta. Ele não esperava receber alguma mensagem de volta. Mas, no dia seguinte, outra coisa apareceu. Então, uma carta do Sr. Harrigan chegou ao garoto, escrita dois meses antes da morte. Como coincidência, o idoso finalizou a carta da mesma forma que Craig finalizou uma das mensagens enviadas pelo celular.
Depois disso, Craig recebeu, de fato, algumas mensagens do número do Sr. Harrigan. A primeira, com o código CCC aa. A segunda, aa CCC x. E, a última, CCC s T.
Qual o significado das mensagens?
O Telefone do Sr. Harrigan não conclui o significado das mensagens. Aliás, talvez esta seja a questão do filme para Craig. Tudo não fazia muito sentido para o garoto, que criou interpretações próprias para o que recebera. Ao mesmo tempo, ele sempre tentou relacionar com os conselhos que, em vida, o Sr. Harrigan dava.
Tudo que o garoto fez, ao longo da trama, foi movido pela comunicação astral com o amigo. Mas, na verdade, ele apenas procurou justificativas para os próprios atos. Ao final, Craig entende a última mensagem como um pedido de “pare”, após ser o responsável pela morte de duas pessoas.
O destino do telefone
Craig fica perturbado em O Telefone do Sr. Harrigan. Após uma série de eventos na cidade, como mortes, o adolescente começa a clarear as ideias. O tempo todo, ele esteve atrás de cumprir uma promessa que fizera. Interpretou as mensagens como um sinal para seguir adiante, até que seus atos causaram duas mortes.
Ao final, manchou, inclusive, a memória do melhor amigo. Assim, Craig se despede do telefone e o joga fora. Contudo, mantém o novo celular. A ideia final de O Telefone do Sr. Harrigan indica que o jovem preferiu acabar de forma definitiva com a relação para seguir em frente com novas possibilidades.
Por fim, O Telefone do Sr. Harrigan está disponível no catálogo da Netflix.
Acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter, e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.