Final explicado de Emancipation: Por que Gordon escolheu lutar?

Emancipation chegou à Apple TV+ na última sexta-feira e traz de volta Will Smith às telas. Apesar da mancha na carreira causada pelo incidente durante a cerimônia do Oscar deste ano, não apaga o talento do ator. Contudo, o filme não escapou de algumas críticas negativas, embora as atuações do elenco tenham sido elogiadas. Inspirado em uma história real, o longa conta com a direção de Antoine Fuqua. Para entender esse drama confira o final explicado de Emancipation.

emancipation will smith

O longa apresenta o drama vivido por Peter Gordon, um homem negro que após fugir da escravidão, ficou conhecido por uma foto. Em 1863, foi fotografado de costas, na qual a marca das chicoteadas foram expostas e passou a ser chamado de Peter chicoteado. Igualmente, a trama mostra um pouco sobre a história de luta dos negros escravizados nos Estados Unidos.  

Por que Gordon escolheu lutar?

Após ser libertado da escravidão, Gordon tinha duas alternativas: trabalhar em uma fazenda ou lutar na guerra. Assim sendo, optou pela segunda alternativa e se juntou ao Exército da União após se livrar, finalmente, de Fassel. A escolha se deu por uma questão de dignidade. A segunda opção se mostrou a forma de poder mostrar aos escravos da Louisiana, que eles agora eram livres e poderiam traçar o rumo de suas próprias vidas.

Dessa forma, lutou contra o Exército Confederado, permanecendo, constantemente na linha de fogo antes que o Exército da União marchasse pela plantação onde havia sido escravizado. Quando finalmente chegou anunciou os ainda escravos de John Lyons estavam livres. Ao mesmo tempo, reencontrou a esposa e os filho.

Assista o trailer de Emancipation:

Quem estava na casa incendiada em Emancipation?

Entre tantos horrores presenciados, Gordon ficou chocado ao se deparar com uma casa em chamas. Dentro todos estavam mortos, exceto uma menina, que posteriormente acabou não resistindo. Entre os corpos, homens de uniforme. Embora não fique claro quem começou o incêndio, ninguém na plantação sobreviveu.

A família de Gordon durante a guerra

Enquanto Gordon lutava para sobreviver da perseguição de Fassel, sua família igualmente resistia aos horrores da escravidão. Com o intuito de não se separar dos filhos, Dodienne pediu para a filha Betsy machucasse a sua mão. Assim, ela perderia valor caso seu dono quisesse vende-la. Era a única alternativa para que não separasse dos filhos.

Mais do que uma história de superação, Emancipation é mais uma obra que busca mostrar o horror que foi o período da escravidão nos Estados Unidos. O que o povo negro enfrentou para sobreviver às atrocidades causadas pelo homem branco. Lembrando que Emancipation está disponível na Apple+.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.