estranho - aneis de poder

Final Os Anéis de Poder | Série revelou a identidade do Estranho?

O final de Os Anéis de Poder com muitas reviravoltas importantes para a trama. Será mesmo que a produção revelou a identidade do Estranho?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Prime Video disponibilizou o final de Os Anéis de Poder durante a última madrugada de quinta para sexta-feira (14) aqui no Brasil. Com tantas reviravoltas, a série concluiu os principais arcos da primeira temporada, mas criou novos mistérios para a sequência que virá. Baseado na Segunda Era da Terra-Média, a produção envolveu o público na mitologia criada por JRR Tolkien.

Ao longo de oito episódios, a série Os Anéis de Poder apresentou quatro arcos que conduziram a trama. Em um deles, os pés-peludos encontraram um gigante sob chamas, caído de um meteoro. Para muitos, a figura do Estranho representava Sauron. Afinal, muitos indícios da produção levaram a este caminho. Contudo, já perto do final, o personagem construíra uma relação de amizade com os pequenos ancestrais dos hobbits. Portanto, a suspeita em relação ao Sauron quase desaparecera por completo.

Cuidado! O texto abaixo, contém SPOILERS do final de Os Anéis de Poder!

Qual a identidade do Estranho em Os Anéis de Poder?

No final de Os Anéis de Poder, o trio de mantos brancos encontra o Estranho após uma busca incessante pela Terra-Média. Quando o encontram, as três anunciam o seu verdadeiro propósito e definem a identidade do Estranho como Sauron. Durante a temporada, a série tentou convencer o público de diferentes formas de que o Estranho poderia ser o grande vilão.

Contudo, elas passam algum tempo na presença do Estranho e percebem que cometeram um equívoco. O próprio Estranho se revolta contra o trio, que atacava o quarteto de pés-peludos que estava no local. Assim, o final de Os Anéis de Poder revela que, na verdade, o Estranho não é Sauron, mas sim um mago Istari. A produção não define o nome do personagem, mas fornece alguns indícios que conduzem o espectador a pensar em Gandalf.

Os Istari são cinco magos enviados a Terra-Média para ajudar no confronto contra Sauron, durante a Terceir Era. Mesmo sem a real identidade, alguns aspectos levam a crer que o Estranho pode ser Gandalf. Em primeiro lugar, as roupas cinzentas fornecidas pelos Pés-Peludos, além do visual com barba longa e desgrenhada. Além disso, a clara relação que remete à amizade de Gandalf com os hobbits. Por fim, o final de Os Anéis de Poder utilizou uma frase clássica de Gandalf em um diálogo entre o Estranho e Nori: “Na dúvida, sempre siga o seu nariz”. Coincidência ou não, o Mago Cinzento disse quase a mesma coisa para o hobbit Merry, no filme A Sociedade do Anel (2001)

O Estranho pode mesmo ser Gandalf em Os Anéis de Poder?

Pelo cânone de Tolkien, não. Os Anéis de Poder precisaram comprimir a trama dos livros. Afinal, mais de mil anos antecedem os eventos finais de determinada Era. Portanto, para fins dramáticos, a série conduziu a história a partir de pontos distantes do material original. Como exemplo, o personagem Isildur não existia até mais de mil anos após a forja dos Anéis de Poder.

Por outro lado, a presença ou não de Gandalf e dos magos Istari não se trata de compactar a linha do tempo. Nos escritos de Tolkien, não há nenhuma menção sobre a presença deles na Terra-Média até a Terceira Era. Portanto, Os Anéis de Poder terão que justificar a escolha pela identidade do Estranho durante a segunda temporada.

Por fim, há outras possibilidades além de Gandalf. O Estranho poderia ser, na verdade, Radagast, mago com relação profunda com a natureza. Sempre há, contudo, a chance de Os Anéis de Poder ter introduzido um novo personagem, que ainda não apareceu nas histórias de Tolkien.

Todos os oito episódios de Os Anéis de Poder estão disponíveis no catálogo Prime Video. Até agora, não há nenhuma previsão de data para a estreia da segunda temporada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.