Final de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar Explicado

O final da primeira temporada de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar deixou um gostinho de quero mais.

O artigo a seguir contém spoilers do final de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar. Se ainda não assistiu à temporada completa, é melhor parar por aqui e voltar depois! O aguardado final da série finalmente conectou os pontos soltos dos episódios anteriores, revelando a grande ameaça que paira sobre a humanidade. O derradeiro capítulo também introduziu uma equipe secreta que pode ser a chave para a salvação e, claro, deixou a porta aberta para uma segunda temporada.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

Quem são os Anticorpos?

O final do episódio 6 apresentou Dewi, personagem do episódio 5, recrutando membros para uma força-tarefa especial chamada Anticorpos. Seu objetivo é nada menos que proteger a humanidade de criaturas malignas provenientes de um reino subterrâneo conhecido como Agartha.

A menção a Agartha surgiu pela primeira vez no episódio 3, quando Rania usou seus poderes para controlar o corpo de seu raptor, Adrian Rajasa. Neste momento, ela vislumbrou o reino subterrâneo, mas não compreendeu sua natureza.

De acordo com a linha do tempo da série, o quarto episódio, ambientado em 1985, marcou o início da trama. Nele, o pescador Wahyu recebeu conhecimento divino de um anjo. Durante o encontro, Wahyu também teve uma visão de Agartha, sugerindo que ele sabia tudo sobre o reino e seus habitantes monstruosos. É possível que, usando seus poderes, Wahyu tenha percebido a ameaça iminente e decidido formar uma equipe para combatê-la.

A segunda integrante dos Anticorpos é Dewi, a mulher que perdeu o marido, Bandi, para uma criatura de Agartha e jurou vingança. O quinto episódio não revelou explicitamente seus poderes, mas insinuou que ela pode controlar mentes, assim como os seres de Agartha.

Ao final do episódio 6, Dewi recruta Ali, que possui a habilidade de hipnotizar pessoas com um simples toque no ombro. Além disso, o grupo provavelmente buscou outros indivíduos com habilidades especiais, como Panji Suwono (do episódio 1). Ele foi o primeiro a testemunhar o culto de Agartha operando em um asilo de elite e, na tentativa de salvar sua mãe, acabou incendiando o local.

Ao final da temporada, os Anticorpos possuem conhecimento da rede de cultos que manipula humanos na superfície e das criaturas de Agartha que pretendem dominar a Terra. Além disso, a equipe conta com novos membros superpoderosos: Rania (do episódio 3), Laxmi (introduzida no episódio 7) e Valdya Anjani (apresentada no final do episódio 7), cujo poder ocular ainda será explorado.

O que as criaturas de Agartha querem?

O final revela o plano maligno dos seres de Agartha: subjugar a humanidade e estabelecer seu domínio sobre a Terra. Vimos no episódio 3 que essas criaturas raptam inocentes e os aprisionam em masmorras mágicas para torná-los prisioneiros permanentes.

O folclore sugere que as criaturas de Agartha criaram uma rede de túneis subterrâneos para espionar a superfície e planejar a retomada do que consideram seu território de direito. Na série, descobrimos que essas criaturas possuem poderes de controle mental, capazes de aprisionar a consciência de uma pessoa e torná-la uma entidade sem vida, incapaz de se rebelar.

Um exemplo disso aconteceu no episódio 1, quando a personagem chamada Sussurradora convenceu uma pessoa a se render a seus desejos. As criaturas usam um efeito vocal que induz a um estado de transe, fazendo a vítima alucinar sobre seus maiores desejos e perder o contato com a realidade. Foi o que aconteceu com Bandi, o marido de Dewi, no episódio 5. Preso em um cinema ficcional, ele se recusou a retornar à realidade.

Os servos humanos presentes na cena final parecem ter aceitado os seres de Agartha como seus mestres e aguardam um lugar privilegiado no novo mundo dominado por essas criaturas. Embora a série não associe explicitamente as criaturas de Agartha a Satanás, a presença de deuses e anjos no quarto episódio abre margem para a introdução do Diabo na próxima temporada, possivelmente auxiliando os seres de Agartha em sua expansão.

O que esperar da próxima temporada?

Se a primeira temporada de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar se concentrou na apresentação dos personagens e seus poderes, a próxima temporada deve reuni-los como uma equipe para enfrentar a ameaça de Agartha em conjunto.

Embora os Anticorpos tenham eliminado os líderes do culto – Sofia, Adrian e Mikail -, a guerra ainda não acabou. É possível que o rei de Agartha chegue à Terra para vingar seus irmãos e irmãs e eliminar os membros dos Anticorpos.

Mesmo que os Anticorpos ainda pareçam uma equipe fraca, eles podem precisar de ajuda para deter a invasão e mandar as criaturas de volta para Agartha. A segunda temporada pode apresentar novas histórias centradas em indivíduos com superpoderes que se juntam aos Anticorpos para auxiliá-los em sua missão.

O final da primeira temporada de Pesadelos e Devaneios de Joko Anwar deixou um gostinho de quero mais e abriu diversas possibilidades para a continuação da história. Com personagens cativantes, uma trama envolvente e um universo rico em detalhes, a série tem tudo para se tornar um grande sucesso ainda maior na próxima temporada.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.