O conflito entre Rússia e Ucrânia levanta questões muito sensíveis e desperta o interesse em aprender mais sobre o que levou a esse contexto. Apesar de ser um dos acontecimentos mais tristes da história contemporânea, a Segunda Guerra Mundial deixou uma grande contribuição para a sociedade, tecnologia, literatura e cinema. A série de conflitos, que durou de 1939 a 1945, envolveu vários países com ideologias distintas, e foi encabeçada por nações como Estados Unidos, Alemanha e URSS (atual Rússia). Enfim, se você quer entender a história, especialmente da URSS, confira os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial da nossa lista.
Nas telonas, o assunto já rendeu inúmeros enredos e visões diferentes sobre como a guerra afetou a humanidade. Para te mostrar que é possível aprender muito assistindo grandes títulos separamos sete obras que marcaram o cinema.
7 Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para assistir em 2022
1. A Lista de Schindler
Em primeiro lugar, está a obra dirigida por Steven Spielberg. O filme conta a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um homem oportunista, sedutor e comerciante no mercado negro, que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista. No entanto, apesar dos seus defeitos, ele fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, para conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
2. O Menino do Pijama Listrado (2008)
Em segundo lugar na nossa lista está O Menino do Pijama Listrado. Bruno (Asa Butterfield), de oito anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada.
Para passar o tempo Bruno passa a explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
3. Bastardos Inglórios (2009)
Em terceiro lugar, ao estilo Tarantino, com direito a muito sangue e ironia, a produção conta com um elenco de peso. Aldo Raine (Brad Pitt), é o líder de um pelotão de soldados judeus, que partem em uma missão para matar Hitler usando técnicas um tanto quanto peculiares de execução como atropelamento e espancamento.
Ao mesmo tempo, o filme acompanha a história de Shoshanna Dreyfuss (Mélanie Laurent), dona de um cinema francês que planeja se vingar do coronel Hans Landa (Cristoph Waltz) executor de sua família de origem judaica durante sua infância.
4. O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Entretanto, por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.
5. Olga (2004)
- Disponível no Globoplay.
A produção brasileira e biográfica, conta a história de Olga Benário (Camila Morgado) uma jovem judia alemã. Mas, sendo militante comunista, ela é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Lá então, ela recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil.
Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.
6. A Vida é Bela (1997)
Um dos filmes mais encantadores e tristes da história do cinema. Na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
7. A Queda: As Últimas Horas de Hitler (2004)
Por fim, temos uma produção que conta em detalhes como foram as últimas horas de vida de Adolf Hitler (Bruno Ganz), confinado em um sombrio quarto de segurança máxima ao lado das pessoas com quem mais tinha intimidade. Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), secretária do Führer narra os últimos dias do líder alemão.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.