Em que ano passou Mulheres de Areia na Globo?

Você se lembra em que ano passou Mulheres de Areia na Globo? A novela escrita por Ivani Ribeiro marcou uma época na televisão brasileira. Com uma história intrigante que mistura romance, traição e suspense, a novela passou pela primeira vez na extinta TV Tupi. Anos depois, ganhou uma nova versão da Globo.

A transmissão da versão da Globo de Mulheres de Areia começou no dia 1 de fevereiro de 1993. A trama chegou ao seu desfecho no dia 25 de setembro do mesmo ano. Já a primeira versão da novela se passou na TV Tupi em 1973, há exatos 50 anos.

Elenco de Mulheres de Areia

O destaque da novela é a história emocionante das gêmeas Ruth e Raquel, na versão da Globo interpretadas por Gloria Pires.

No elenco, nomes renomados abrilhantaram a trama, Laura Cardoso como Isaura Araújo, Marcos Frota como Tonho da Lua, Marcos Assunção como Guilherme Fontes, Raul Cortez como Virgílio Assunção, Susana Vieira como Clarita, Nicette Bruno como Julieta Sampaio, Paulo Goulart como Donato, Paulo Betti como Wanderley Amaral, Humberto Martins como Alaor e Daniel Dantas como Breno.

Já a primeira versão da novela também contava com grandes nomes, como Eva Wilma interpretando as gêmeas protagonistas, Carlos Zara como Marcos, Gianfrancisco Guarnieri como Tonho da Lua, Cleyde Yáconis como Clarita e Antônio Fagundes como Alaor.

Enredo de Mulheres de Areia (1993)

Em suma, a trama se passa em Pontal D’Areia, uma cidade fictícia localizada no litoral fluminense. É nesse cenário que Ruth retorna após uma ausência, para ministrar aulas em uma escola primária de uma fazenda. Ela decide morar com seus pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e reencontra sua irmã gêmea, Raquel.

As irmãs, apesar de fisicamente idênticas, apresentam personalidades contrastantes. Enquanto Ruth é doce e serena, Raquel possui uma natureza egoísta e agressiva. O drama se intensifica quando Raquel, movida por inveja, decide usar sua semelhança física para seduzir o namorado de Ruth, Marcos Assunção (Guilherme Fontes), um empresário de sucesso. Ruth sofre uma traição da sua própria irmã, que consegue não apenas conquistar o coração de Marcos, mas também casar-se com ele.

No entanto, o casamento é motivado pelos interesses de Raquel na fortuna de Marcos. Paralelamente, ela mantém um caso com Wanderlei (Paulo Betti), um homem de caráter duvidoso. A história toma um rumo inesperado quando Raquel sofre um acidente no mar e é dada como morta. Ruth, em uma reviravolta, assume o lugar da irmã e finalmente conquista Marcos. O que ninguém imagina é o retorno de Raquel, sedenta por vingança.

Em que ano passou Mulheres de Areia na Globo e na TV Tupi?

Este clássico da teledramaturgia brasileira ressoa até os dias de hoje, mostrando a atemporalidade de uma boa história e a capacidade de atrair novos públicos mesmo décadas após 30 anos da exibição na Globo e 50 anos da sua primeira exibição na TV Tupi.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.