Elza & Mané Amor em Linhas Tortas: tudo que você precisa saber

O documentário que conta a história do casal Elza Soares e Mané Garrincha, Elza & Mané Amor em Linhas Tortas,  chegou ao ar na última sexta-feira (4), produzido e disponibilizado pela Globoplay. Com direção de Caroline Zilberman, a produção conta com uma sequência de quatro episódios que remontam o romance conturbado da dupla de celebridades.

O relacionamento na época, dividiu a opinião do público, e teve diversos pontos conturbados. Apesar disso, não deixou de ter quem torcesse pelo casal. Desse modo, como homenagem a morte da Diva, os fãs já podem assistir no streaming todos os detalhes dessa história de revolta e amor.

VEJA TAMBÉM

Como tudo aconteceu

elza soares

Elza & Mané Amor em Linhas Tortas é disponibilizada passados 60 anos, desde quando se conheceram, viveram e morreram. Além disso, um dos fatos mais curiosos é que faleceram na mesma data, mas com anos de diferença. 

A iniciativa aborda a mensuração da jornalista Caroline Zilberman, até a acusação dos jornais da época. Em suma, a imprensa responsabilizava Elza Soares como a principal responsável pelo declínio de Mané Garrincha nos gramados.

Considerando essa narrativa como medida tomada pelos próprios reguladores do esporte, ou até preferindo defender a identidade masculina, o documentário se diferencia. É dito isso, pois os capítulos buscam dar voz a versão, há tempos ignorada, da própria Elza Soares.

Tudo isso em uma entrevista dada, poucos meses antes da sua morte, aos 91 anos. Também aparecem como depoimentos exclusivos, trechos em que uma das filhas de Garrincha, e o filho mais velho de Elza, relatam as perseguições que sofriam o casal.

O desfecho

Ainda durante o período da ditadura militar no Brasil, em 1970 Elza e Garrincha tiveram sua casa metralhada. Desse modo, eles tiveram que deixar o país. Em seguida, em Roma onde os dois viveram em exílio, eles recebem a visita de Chico Buarque, amigo do casal, que lhes chega para apresentar textos de noticiários. 

Esses textos falam a respeito da conduta do jogador, que passa a ser considerado perigoso às métricas do regime, vinculado a ideias partidárias comunistas. Entre eles, o amor que transcendeu as tensões e que teve por fim, efeitos colaterais, devido ao uso constante de álcool de Garrincha.

A partir disso, foram recorrentes as situações de violência física. E mesmo assim, Elza estava disposta a cuidar de Garrincha e da relação. Daí em diante, a carreira dele já não se sustentava por sérias complicações. Além disso, em 1982, eles acabam se divorciando. E meses depois, ele morreu. 

Elza & Mané Amor em Linhas Tortas, é uma realização da equipe de esporte da Globo, que nos últimos anos, vem produzindo títulos com histórias do esporte voltadas ao público geral. 

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.