Revelado: Como Eleven vencerá Vecna em Stranger Things 5?

Apesar de Eleven ter desbloqueado seus poderes mais uma vez em Stranger Things, nem Dr. Brenner entendeu sua verdadeira natureza.

O final da última temporada mostrou que Eleven pode ser ainda mais poderosa em Stranger Things 5. Isso deu uma sensação de seu poder, pois ela provou ser a única capaz de igualar Vecna, a número um do Dr. Brenner.

Os poderes de Vecna ​​são naturais, mas os de Eleven foram desenvolvidos. Ela foi uma das muitas experiências do Dr. Brenner, uma criança cuja mãe foi exposta a substâncias como o LSD durante a gravidez.

Dr. Brenner criou com sucesso pelo menos 14 indivíduos poderosos, mas Eleven era o maior de todos – e a mais temida. Infelizmente, isso a deixou aberta à manipulação do Número Um, que a enganou para libertá-la e para que pudesse matar seus irmãos. Eleven aprendeu a verdadeira escala de seus próprios poderes da maneira mais difícil, quando baniu com sucesso Vecna ​​para o Mundo Invertido.

Há um sentido em que Stranger Things tem sido a história de Eleven aprendendo a dominar seus poderes. Por duas vezes, ela foi forçada a buscar orientação de outras pessoas para ajudá-la a descobrir como suas habilidades funcionam; de Kali na 2ª temporada de Stranger Things, e do próprio Dr. Brenner na 4ª temporada.

Tragicamente, mesmo esse treinamento se mostrou insuficiente para impedir que Vecna ​​cumprisse seu plano sinistro; ele é o mestre das mentes do Mundo Invertido, aparentemente aproveitando toda a sua força vital para aumentar suas habilidades.

O palco está montado para um confronto final e, felizmente, Eleven pode muito bem ter um poder próprio na 5ª temporada de Stranger Things .

Os poderes de Eleven não funcionam do jeito que ela pensava que funcionavam

O treinamento de Eleven começou com o Dr. Brenner, que aprendeu como esses poderes funcionam estudando Henry Creel. De Creel, Brenner aprendeu que esses poderes respondem a emoções negativas, como raiva, e flashbacks confirmam que ele suspeitava do potencial de Eleven em grande parte por causa da raiva reprimida que ele sentia queimando dentro dela.

Creel reforçou essa ideia quando tentou encorajar Eleven a experimentar seus poderes, dizendo a ela que o segredo estava em liberar sua raiva. Ele viu as mesmas coisas dentro de Eleven que o Dr. Brenner temia, mas procurou usá-las.

Eleven aprendeu uma lição semelhante na 2ª temporada de Stranger Things, quando ela foi até sua “Irmã Perdida” Kali para pedir ajuda. Como Eleven, Kali aprendeu tudo o que sabia sobre seus poderes, sob os ensinamentos do Dr. Brenner, e ela também acreditava que a raiva era a chave para o verdadeiro poder.

Ela deixou essa raiva consumi-la, tornando-se absolutamente comprometida com a vingança do Dr. Brenner e de todos os seus colegas do Projeto MKUltra da CIA. Mas a 2ª temporada, na verdade, sugere sutilmente que Kali estava errada. Isso porque Eleven rejeitou sua filosofia – e, por extensão, rejeitou a perspectiva de Vecna ​​e do Dr. Brenner.

Não é na força do ódio, e sim do amor

Porém, os poderes de Eleven não estão enraizados na raiva; eles estão enraizados no amor. Os flashbacks da 4ª temporada de Stranger Things revelaram que Eleven só conseguiu banir Vecna ​​para o Mundo Invertido quando ela experimentou uma memória enterrada do amor de sua mãe.

Na 2ª temporada, Eleven realizou um de seus maiores feitos até hoje – fechar o Portão do Mundo Invertido – quando estava lutando para defender os amigos que ama. Voltando à 4ª temporada, Eleven só conseguiu expulsar Vecna de Max quando ouviu Mike falando palavras de amor e encorajamento para ela.

Repetidamente, a experiência de amar e ser amada de Eleven tem sido a chave para seus poderes. O Dr. Brenner cometeu um erro ao usar Henry Creel como modelo para desbloquear poderes psíquicos, porque Creel era um ser que não podia amar ou ser amado.

Os verdadeiros poderes de Eleven vêm de transcender os ensinamentos do Dr. Brenner, não de abraçá-los, e ela tem o potencial de ser mais do que Vecna ​​jamais poderia ser, preparando-a para se tornar ainda mais poderosa na 5ª temporada de Stranger Things.

Eleven desbloqueou novos poderes em Stranger Things 4

O final de Stranger Things 4 mostrou uma Eleven mais poderosa do que nunca. Vecna ​​matou Max com sucesso, e de alguma forma, sua morte rasgou a fronteira entre Hawkins e o Mundo Invertido. Mas, incrivelmente, Eleven se recusou a aceitar a morte de Max.

Alimentada pelas memórias de sua amiga, Eleven ressuscitou Max e, ao fazê-lo, ela parece ter afetado todo o plano de Vecna ​​de alguma maneira misteriosa. A fronteira se fechou novamente, e Vecna ​​levou dois dias para lamber suas feridas e de alguma forma forçá-la a se abrir mais uma vez.

Atualmente, não está claro como os poderes de ressurreição de Eleven funcionam. Eles não restauraram completamente Max, porque seu corpo ainda está quebrado e sua mente permanece ausente, como Eleven confirmou quando tentou entrar novamente. É possível que a chave para a sobrevivência de Max esteja no fato de Eleven estar dentro de sua mente, psiquicamente conectado a ela no momento de sua morte.

Os irmãos Duffer modelaram Eleven na Jean Grey dos X-Men, e nos quadrinhos dos X-Men os poderes telepáticos de Jean foram aumentados na infância, quando ela viveu a morte de sua melhor amiga, Annie. Mesmo Jean não foi capaz de fazer o que Eleven fez. No entanto, ela aparentemente ressuscita Max na 4ª temporada de Stranger Things.

O amor pode derrotar Vecna

Mas esse poder pode funcionar. É importante notar como Eleven o desbloqueou. Foi feito por amor, não por raiva, pois Eleven se lembrava de todos os momentos que passou com sua melhor amiga – sua única amiga. O amor de Eleven por Max serviu como uma âncora para seu poder, permitindo que ela o usasse de uma maneira que até mesmo Vecna ​​nunca havia mostrado.

Essa reviravolta aumenta a possibilidade emocionante de ela descobrir poderes ainda maiores em Stranger Things 5, enquanto as crianças de Hawkins lutam contra Vecna ​​e as forças do Mundo Invertido.

A pausa de dois dias entre a morte inicial de Max e a invasão do Mundo Inverido significou que as estrelas da série tiveram tempo para se reunir em Hawkins, com Eleven até sabendo que seu pai adotivo Hopper ainda estava vivo.

Se as habilidades poderosas de Eleven estão enraizadas no amor, então ela agora tem tudo o que precisa para vencer Vecna; todos esses onze amores se reuniram, o que significa que ela lutará em sua defesa.

Isso significa que Eleven será realmente ainda mais poderosa na 5ª temporada de Stranger Things, simplesmente porque seus poderes não funcionam do jeito que Vecna ​​– ou Dr. Brenner – acreditavam.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites. Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

Apaixonada por séries e filmes de ficção científica, suspense psicológico, dramas e comédias.
As séries favoritas são Sense8, Black Mirror, Orphan Black e The 100. E para além das ficções, gosto também de Orange Is The New Black, How I Met You Mother, Grey's Anatomy, Breaking Bad, Anne with an E, entre outras.
Já no que se trata de filmes, os melhores em sua opinião são Interestellar, Efeito Borboleta, Matrix, A Ilha do Medo, Projeto Almanaque, Onde Está Segunda, Eu Sou a Lenda, etc.