Que hora é o Debate Presidencial do SBT? Quem vai participar?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Neste sábado (24), a partir das 18h15min, acontece o segundo debate entre os candidatos à Presidência do Brasil. O evento terá a promoção do SBT, CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja. E se você quer saber todos os detalhes sobre o debate, e quem deve participar, confira a seguir.

Que hora é o Debate Presidencial do SBT?

Em suma, o Debate Presidencial do SBT ocorre neste sábado (24), a partir das 18h15min.

Onde assistir?

A transmissão do Debate Presidencial do SBT será na TV aberta, no canal do SBT. Além disso, outros veículos devem transmitir o evento: CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja, das 18h15min, até às 20h30min. O encontro acontecerá na sede dos estúdios.

Quem vai participar do Debate Presidencial do SBT?

Para o Debate Presidencial do SBT, a emissora convidou os seguintes candidatos:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
  • Jair Bolsonaro (PL);
  • Ciro Gomes (PDT);
  • Simone Tebet (MDB);
  • Soraya Thronicke (União Brasil);
  • Felipe d’Avlia (Novo);
  • Padre Kelmon (PTB).

Apesar de muitas pessoas esperarem por um novo embate entre os dois candidatos principais (Lula e Bolsonaro), infelizmente parece que não irá acontecer. É dito isso, pois Lula não deve comparecer ao encontro. Enquanto isso, Bolsonaro disse que irá, mesmo não tendo confirmado oficialmente com o SBT.

Quais são as regras do evento?

A seguir, como você pode ver abaixo, as regras incluem Lula, mesmo após ele não ter confirmado presença. Entretanto, no caso do candidato realmente não comparecer, ele será “pulado”.

  • Primeiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do sorteio. Cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem é Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e Felipe D’Avila;
  • Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos do pool, escolherão 2 candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Nesta rodada, cada um será chamado uma vez;
  • Terceiro bloco: Candidato pergunta para candidato, seguindo a ordem do primeiro bloco – cada um perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. A ordem será D’Avila, Padre Kelmon, Soraya, Ciro, Lula, Bolsonaro e Tebet.
  • Quarto bloco: Segunda rodada de perguntas dos jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. O debate termina com as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio. A ordem será Tebet, Bolsonaro, Lula, Ciro, Soraya, Padre Kelmon e D’Avila.

Por fim, se algum dos candidatos se sentir ofendido, vai poder solicitar um direito de resposta se for ofendido moral e pessoalmente. O pedido será feito ao mediador no momento da ocorrência, ou ao final da fala do candidato que a proferiu.