A crítica política por trás de Avatar 2 (O Caminho da Água)

Avatar: O Caminho da Água estreia no dia 15 de dezembro com a promessa de evoluir ainda mais a forte crítica política da franquia. Com direção de James Cameron, o segundo filme do universo chega 13 anos após o lançamento de Avatar, em 2009. Desde então, o diretor trabalha em mais filmes para compor uma das maiores histórias do cinema.

Em entrevista ao Gizmodo, o produtor Jon Landau falou sobre o destino das outras obras e de que forma os próximos filmes irão intensificar o conflito político já estabelecido. “No filme cinco, há uma seção da história em que vamos à Terra”, disse Landau. “E vamos até lá para abrir os olhos das pessoas, abrir os olhos de Neytiri, para o que existe na Terra”.

+ Quer assistir HBO Max e a plataforma Paramount+ de graça por até 1 mês?  e aproveite!

A crítica política em Avatar: O Caminho da Água

A crítica política em Avatar: O Caminho da Águ

Em 2009, Avatar estabeleceu-se com avanços no campo dos efeitos visuais e com uma mitologia surpreendente. Contudo, a trama também rendeu comentários e percepções quanto as ideias propostas por James Cameron. Em suma, a franquia avançou contra as ideias colonizadoras e introduziu um cenário que muito se assemelha com a atuação dos europeus durante Era dos Descobrimentos.

Durante a trama, fica claro que a crítica de Avatar investe para mostrar de que forma o ser humano se apropria de terras a fim de explorar os recursos naturais que não lhes pertencem. Em Pandora, um grupo de militares entra em guerra contra os nativos Na’Vi pelo minério Unobtanium, presente sob as raízes da árvore sagrada Eywa.

James Cameron não hesitou em mostrar até onde a ganância do ser humano pode chegar. Em Avatar, o diretor criou a flora e a fauna de um planeta que precisa defender seus recursos naturais. A grande expectativa é de que Avatar: O Caminho da Água avance ainda mais em direção à crítica política que coloca em evidência os problemas que envolvem a colonização e a morte de povos originários.

Por fim, Avatar 2 estreia no dia 15 de dezembro em cinemas de todo o Brasil. Assista ao trailer abaixo:

Trailer oficial

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.