Código Imperador

Código Imperador se baseia em fatos reais?

Novo filme espanhol de suspense está entre os mais assistidos da Netflix. Muitos querem saber Código Imperador se baseia em fatos reais?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um bom suspense tem o poder de prender a atenção e parece ser essa a proposta de Código Imperador. O filme espanhol passou a fazer parte do catálogo da Netflix a pouco tempo e vem chamando a atenção do público. Aliás, está firme entre as produções mais assistidas da plataforma. Como resultado da ótima aceitação, muitos estão curiosos para saber: Código Imperador se baseia em fatos reais?

Lançado originalmente em março desse ano no Festival de Málaga na Espanha, o filme é dirigido por Jorge Coira. Assina o roteiro Jorge Guerricaechevarría, que garante que vários elementos do filme, de fato, são inspirados em histórias reais. Conforme o roteirista, a obra começou a ser desenvolvida a partir de assuntos que repercutiram na sociedade espanhola. Os cineastas passaram a refletir sobre o poder de controle que algumas pessoas exercem sobre outras a partir de informações privilegiadas que conseguem de maneiras escusas.

Assim, nasceu a ideia de criar o anti-herói interpretado por Luis Tosar. “Não queríamos repetir o que vimos nos jornais, mas queríamos criar histórias baseadas em fatos reais,” explicou Guerricaechevarría. Para isso, partiram a conhecer os bastidores, nas quais essas pessoas costumam circular. Dessa forma, roteirista e equipe foram em busca de bibliografias de políticos e agentes envolvidos no meio.

Assista o trailer de Código Imperador

Código Imperador se inspirou em um fato específico?

Em dado momento da elaboração do roteiro de Código Imperador, a equipe sentiu a necessidade de buscar informações além do que já haviam pesquisado. Assim, tiveram a ideia de entrevistar agentes do Centro Nacional de Inteligência Espanhola (CNI).

Obviamente não nos deram todas as informações, são bons espiões. Mas eles nos deram informações surpreendentes, embora, é claro, controlem o que dizem e o que não dizem,” revelou Guerricaechevarría em entrevista ao Decine 21. Ele garante que cerca de 70% do que acontece no longa é realmente baseado em história real contada diretamente por fontes do CNI.

Ainda assim o roteirista disse que foi necessário fazer algumas modificações para que não houvesse uma conexão direta com os eventos que realmente aconteceram. Aliás, foi necessário acrescentar detalhes para que nenhuma operação da Agência fosse identificada.

Filme trata da relação de poder sobre as mulheres

Código Imperador traça um olhar sobre esse tipo de conduta atinge mais diretamente as mulheres. Diretor, roteirista e atrizes do elenco, se inspiraram na cultura de como se dá as relações entre homens influentes e mulheres, funcionam fora dos holofotes.

Já no primeiro caso enfrentado pelo protagonista, que deve salvar a reputação de um jogador de futebol famoso, que espancou a namorada. Então, para empurrar manter fora da mídia, o personagem de Luis Tosar manipula a vítima usando informações tem sobre a família da moça.

Casos como esse são muito comuns, mas os cineastas reiteram que a história não foi baseada em um acontecimento específico. Enfim, mesmo dividindo opiniões, é fato que a obra contou com riqueza de informações.