Cena icônica de ‘O Poderoso Chefão’ quase não aconteceu

A cena abertura de O Poderoso Chefão é reconhecida até hoje como um dos grandes marcos do cinema. Com direção de Francis Ford Coppola, o longa-metragem começa com um close-up do protagonista Don Vito Corleone (Marlon Brando) durante um diálogo com Amerigo Bonasera, agente funerário. Logo nos primeiros instantes, o filme já mostra que Corleone não é um personagem qualquer.

Contudo, o grande ponto da abertura de ‘O Poderoso Chefão’ acontece instantes depois, quando a fotografia do filme registra a imagem de um vilão acariciando um gato. Uma cena que serviria de exemplo para tantos outros projetos no futuro.

De acordo com o Collider, a grande cena de abertura de ‘O Poderoso Chefão’ quase não aconteceu. Conforme o site, o momento foi um improviso do diretor Coppola que evidencia a sensibilidade artística do cineasta. Abaixo, assista ao trailer oficial do filme.

Por que cena icônica de ‘O Poderoso Chefão’ quase não aconteceu?

O Collider escreve que as filmagens para ‘O Poderoso Chefão’ foram conturbadas. De acordo com o site, a interferência da Paramount Pictures quase colocou todo o sucesso a perder. Foi Coppola quem contornou a situação e insistiu em apresentar ao mundo a sua própria visão criativa para a trama.

Por conta disso, o filme precisou passar por momentos de improvisação. A cena de abertura, por exemplo, não deveria ter acontecido da forma como foi. Isso porque a participação especial do felino aconteceu de última hora, conforme o próprio diretor.

“O gato nas mãos de Marlon não foi planejado”, afirmou Coppola, em 2012, durante entrevista para a Time Magazine. “Eu vi o gato correndo pelo estúdio, peguei e coloquei em suas mãos sem dizer uma palavra.”

Apesar disso, Coppola não explicou os motivos por trás da decisão de incorporar um gato na primeira cena de ‘O Poderoso Chefão’. Inclusive, o Collider diz que Brando não teve problemas em aceitar a ideia. O ator admirava os felinos, não vendo problema em acariciá-lo de forma natural para o projeto.

Por fim, os dois primeiros filmes da franquia ‘O Poderoso Chefão’ estão disponíveis no catálogo do Star+.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.