Avatar 2 vai flopar? Os riscos são altos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Apesar do nítido sucesso de Avatar, filme de 2009, a expectativa de público para a sequência não é das mais otimistas, e sim, talvez Avatar 2 vai flopar. Com direção de James Cameron, a sequência está há mais de 10 anos em produção e estreia no dia 15 de dezembro nas salas de cinema ao redor do mundo inteiro.

Desde 2008, a franquia Avatar entrou para o topo de arrecadação de bilheterias. Apenas na estreia, o filme faturou quase US$ 3 bilhões. Além disso, venceu três estatuetas do Oscar. Contudo, as primeiras previsões de público para a sequência, Avatar: A Forma da Água, não alcançam metade dos valores de 2008.

Sinopse oficial

“Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: The Way of Water’ começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os seguem, o quão longe eles vão para manter um ao outro seguro, as batalhas que eles lutam para se manterem vivos e as tragédias que enfrentam.”

Previsão de público leva a crer que Avatar 2 vai flopar

De acordo com a Variety, Avatar 2 deve arrecadar em torno de US$ 650 milhões no mercado interno. O valor representa uma queda de 16% em relação ao filme de 2008. Bom deixar claro que a previsão apenas compreende a arrecadação dos Estados Unidos. Contudo, significa que a sequência não deve alcançar os índices do primeiro filme.

Afinal, o desempenho do primeiro Avatar foi avassalador e histórico. O Screenrant listou alguns motivos que fazem Avatar 2 ser menos interessante que o anterior. Em primeiro lugar, o enredo. A trama de James Cameron não comoveu o público como era o esperado. Além disso, os personagens de Pandora não conquistaram o apelo cultural que outros nomes obtiveram ao longo dos anos, como Marvel, Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Depois, o site defende que a longa espera por 13 anos ajudou a esfriar a ansiedade para Avatar 2. Em termos de comparação, a Marvel lançou mais de 28 filmes durante o período. Star Wars retornou com mais de cinco longas-metragens. Até a franquia O Senhor dos Anéis retornou com mais uma trilogia. Assim como o universo de Harry Potter, com três filmes de Animais Fantástico. Portanto, James Cameron não conseguiu capitalizar a popularidade do primeiro Avatar.

Por outro lado, Avatar 2 ainda deverá ser um grande marco para a indústria. Inclusive, em termos de arrecadação. Com o retorno do público aos cinemas após a pandemia de Covid-19, filmes como Top Gun: Maverick arrecadaram mais de U$ 1 bilhão. Logo, a previsão da Variety pouco representa para o público que deverá ir aos cinemas para acompanhar Avatar 2.

Trailer oficial

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente no Google News e não perca uma matéria do nosso site.