As Garotas do Fundão é baseada em fatos reais?

As Garotas do Fundão chega à Netflix abordando de forma leve e sensível um assunto bastante delicado. A série é baseada em fatos reais?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com uma abordagem sensível, As Garotas do Fundão aborda com leveza e tom de comédia a luta contra o câncer. Lançada a poucos dias, a série espanhola da Netflix acompanha cinco amigas que decidem realizar juntas uma lista de desejos. A ideia surge logo após descobrirem que uma está com a doença. Para isso partem juntas para curtirem férias inesquecíveis. Por tratar de um tema tão delicado, certamente levanta em algumas pessoas a curiosidade de saber se As Garotas do Fundão é baseada em fatos reais?

Assista o trailer de As Garotas do Fundão:

Mas, afinal, As Garotas do Fundão é baseada em fatos reais?

A resposta é não! As Garotas do Fundão não é uma série baseada em fatos reais. A história foi criada há cerca de sete anos pelo cineasta espanhol Daniel Sánchez Arévalo. Conhecido pela direção de filmes, essa é a sua primeira produção para TV. Apesar de ser uma trama fictícia, Arévalo tentou imprimir muita emoção frente a um assunto tão sensível.

Outro fato curioso de seu trabalho, é que essa é primeira vez que um trabalho seu tem mulheres como protagonistas.  Aliás, cinco, cada uma com suas peculiaridades, mas unidas pelas memórias de uma vida inteira. A escolha do elenco também foi levada em consideração. Apesar de já terem atuado, as atrizes principais não era muito conhecidas do público geral. De fato, para ele isso ajudou a trazer mais veracidade para o enredo.

Como resultado, o criador de As Garotas do Fundão, acredita que isso incentivou ainda mais o elenco, até mesmo em relação a rasparem o cabelo. Embora tenha havido um pouco de relutância no início, a atriz Mariona Terés e outros logo se sentiram confortáveis ​​com seu novo penteado e gostaram do processo de filmagem.

Para Monica Miranda, o processo a ajudou a ter empatia com as mulheres em tratamento quimioterápico, assim como as que sofrem com a alopecia.

Apesar de ser uma história fictícia, ‘As Garotas do Fundão utiliza vários elementos da vida real. Os laços de amizade entre as meninas são extremamente genuínos. Além disso, até mesmo os embates acrescentaram realismo à trama.

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter

Gabriele Lorscheiter, ou simplesmente Gabi, é formada em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo com ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista - IPA.