A tragédia do Titanic nas telas: filmes, documentários e séries sobre o icônico naufrágio

O naufrágio do RMS Titanic, ocorrido entre os dias 14 e 15 de abril de 1912, após uma fatídica colisão com um iceberg, é um marco na história que reverbera até hoje. A história desta embarcação, considerada uma das mais luxuosas e seguras da sua época, inspirou inúmeros trabalhos audiovisuais.

A história do naufrágio, um marco trágico e fascinante, continua a inspirar inúmeros trabalhos audiovisuais. Seja através de dramas fictícios, reconstituições históricas detalhadas ou documentários investigativos, as telas de cinema e televisão oferecem uma variedade de maneiras para revisitar esta icônica história. Aqui, separamos alguns dos melhores filmes, documentários e séries que retratam o naufrágio.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

Titanic (1997)

1997 ‧ Romance/Drama ‧ 3h 14m – ONDE ASSISTIR: STAR+.

Não poderíamos começar esta lista sem mencionar o clássico do cinema. Com a direção de James Cameron e a participação de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o filme narra o romance de Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater, dois jovens de classes sociais distintas que se conhecem e se apaixonam a bordo do navio. O longa-metragem foi premiado em 11 categorias do Oscar e detém atualmente a quarta maior bilheteria de todos os tempos. O filme (1997) está disponível no Star+.

A Night to Remember (Somente Deus por Testemunha)

1958 ‧ Drama/Drama ‧ 2h 3m

Enquanto “Titanic” (1997) tem seu enredo centrado na história fictícia de Rose e Jack, “A Night to Remember”, baseado em um livro de mesmo nome, apresenta detalhes muito mais precisos sobre a real história do naufrágio.

Cem Anos de Titanic por James Cameron (The Final Word with James Cameron) e Fantasmas do Abismo

James Cameron não apenas retratou a história do Titanic através de seu aclamado filme. O diretor demonstrou seu fascínio pela história do navio também em documentários. “Cem Anos de Titanic por James Cameron” e “Fantasmas do Abismo” são exemplos disso. Nestes documentários, Cameron revisita a história e os destroços do navio. “Fantasmas do Abismo” está disponível na Netflix.

Titanic: Blood and Steel

Lançada no centenário do naufrágio, “Titanic: Blood and Steel” é uma série de 12 episódios que explora a construção do navio. A série aborda as histórias dos trabalhadores que construíram o navio e dos magnatas que financiaram o empreendimento. “Titanic: Blood and Steel” pode ser assistido na Claro TV+.

Raise the Titanic (ou O Resgate do Titanic)

Antes de Cameron tornar a história do Titanic mundialmente conhecida, Jerry Jameson lançou “Raise the Titanic”. O filme tem como premissa o plano de recuperar do Titanic uma valiosa carga para a hegemonia da Guerra Fria. Por ter sido filmado antes de 1985, ano em que os destroços do Titanic foram encontrados, o filme possui algumas imprecisões sobre o naufrágio.

VEJA TAMBÉM: 10 cenas do filme Titanic que não existiram na história real

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.