Os caminhos de Stranger Things voltam para temporadas anteriores (Foto: Reprodução/Netflix)

5ª temporada de Stranger Things deve corrigir o arco da Rússia

A 5ª temporada de Stranger Things deve corrigir pontos importantes em relação ao arco da Rússia no lugar de apenas o descartar. Confira!

Ainda temos poucas sinalizações em relação à Stranger Things 5. Até agora, três meses após o final do quarto ano, a Netflix divulgou poucas informações referentes ao futuro da série. Assim, cabe aos fãs especularem sobre quais serão as novidades e quais mudanças a trama deve apresentar.

Em Stranger Things, um dos arcos principais abriu muitas dúvidas e perguntas que ainda não foram respondidas. Desde a 3ª temporada, a série introduziu operações russas como um papel de infiltração no Mundo Invertido. Na época, os europeus desenvolveram uma base secreta sob o shopping Starcourt. No último ano, Stranger Things levou os fãs até a Rússia para acompanhar a jornada de fuga do policial Jim Hopper (David Harbour).

Contudo, há alguns pontos que intrigam os espectadores da série. O arco da Rússia estabelece apenas um paralelo com a Guerra Fria, com o acréscimo do Demogorgon? A 5ª temporada de Stranger Things, portanto, tem a oportunidade de dar profundidade à trama.

Stranger Things e o arco da Rússia

A Rússia apareceu no caminho de Hawkins ainda na terceira temporada. Na época, os soviéticos comandaram experimentos e pesquisas para descobrir e ampliar o próprio conhecimento em relação ao Mundo Invertido. Na ocasião, a equipe Scoops Ahoy, com Dustin (Gaten Matarazzo), Steve, (Joe Keery), Robin (Maya Hawke) e Erica (Priah Ferguson), invadiu as instalações russas sob o shopping Starcourt.

Lá, descobriram que os russos tentavam abrir o antigo portal que Eleven (Millie Bobby Brown) fechou na 2ª temporada de Stranger Things. Depois, Hopper, Murray (Brett Gelman) e Joyce (Winona Ryder) vão até o local para, mais uma vez, lacrar quaisquer resquícios que liguem Hawkins com o Mundo Invertido.

Apesar de conseguirem, Hopper não escapa do local. No início, a série dá a entender que o policial foi dilacerado pela máquina. Pouco tempo depois, por outro lado, os espectadores descobriram que, na verdade, ele foi sequestrado e levado até a Rússia.

A partir disto, já na 4ª temporada de Stranger Things, Murray e Joyce viajam até a Europa para tentar resgatar Hopper das mãos dos russos. Após uma missão intensa, os três voltam para Hawkins, onde se deparam com o conflito principal com o vilão Vecna.

A 5ª temporada de Stranger Things deve retornar à Russia?

O caos instaurou-se em Hawkins quando Vecna completou as quatro badaladas do relógio e, assim, iniciou um processo de unificação entre a cidade e o Mundo Invertido. Portanto, não é tão simples imaginar como a Rússia irá integrar este cenário. Por outro lado, Stranger Things parece ter um sentimento especial pelo arco da Rússia. Afinal, temporada após temporada o conflito recebe novos arcos e novos desfechos.

Além disso, os personagens russos conquistaram os fãs. Ainda na 3ª temporada, Alexei (Alec Utgoff) ganhou destaque na trama e emocionou a todos em sua despedida. Da mesma forma, Dimitri/Enzo (Tom Wlaschiha) participou de forma ativa dos eventos da 4ª temporada. Impossível, portanto, negar que Stranger Things foca na construção narrativa de tudo que envolve o arco da Rússia.

Apesar disso, a Rússia ainda não despontou um arco próprio

Apesar das tramas e das subtramas, o arco da Rússia ainda não despontou em Stranger Things. Claro que há, por um lado, um mérito próprio nas histórias. Contudo, até agora, a jornada russa reduziu-se a um conflito de Guerra Fria para desenvolver a relação dos personagens ocidentais da série. Como exemplo, a aproximação entre Murray e Joyce.

Por outro lado, o arco da Rússia deu vislumbres do poder bélico que os soviéticos estão armazenando. Inclusive, os espectadores puderam perceber uma versão do Mind Flayer, vilão principal da trama até a aparição de Vecna. Assim, há a expectativa de que a 5ª temporada de Stranger Things intensifique e dê ainda mais profundidade ao arco da Rússia, com consequências definitivas e significativas para a trama geral.

Acompanhe a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais Twitter, e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.