5 filmes para assistir no Dia Mundial Do Rock nesta quarta-feira (13)

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Estamos perto de mais um 13 de julho. E qual a importância da data? Simplesmente o Dia Mundial do Rock (bebê!). A data foi estabelecida após o festival Live Aid, de 1985. Portanto, na época, foram dois shows beneficentes simultâneos com apresentação de grandes bandas do gênero. Bandas como Led Zeppelin e Queen estiveram no evento.

Contudo, outros tantos artistas dividiram-se entre dois estádios na Inglaterra e nos Estados Unidos. O movimento reuniu ícones da época, como Madonna, Elton John, David Bowie, Paul McCartney, Bob Dylan, Eric Clapton, Tina Turner e U2. A ideia era alertar sobre a fome na Etiópia.

Logo, por que não celebrar o 13 de julho com cinema? Assim, preparamos uma lista de 5 filmes para assistir no Dia Mundial do Rock. Por fim, confira!

1. Escola de Rock

2003 ‧ Comédia/Música ‧ 1h 49m

Que tal começar pelo único filme não biográfico da lista? Afinal, Escola de Rock é uma experiência marcante e uma aula de rock n’ roll, literalmente, comandada por Jack Black.

No filme, Dewey Finn (Black) é um músico frustrado e cheio de dívidas para pagar. Assim, ele aceita dar aulas como substituto em uma escola particular de ensino muito rígido. Contudo, Dewey rouba a identidade do colega de quarto e torna as aulas apenas sobre rock. Ao lado dos alunos, forma uma banda e engana a todos para poder participar de um concurso.

Disponível na HBO Max.

2. No Direction Home: Bob Dylan

2005 ‧ Documentário/Gênero musical ‧ 3h 28m

Dirigido por Martin Scorsese, o documentário sobre Bob Dylan traz a carreira de um dos principais astros do rock. Dessa forma, o filme conta com uma abordagem mais intimista de como foi o início de carreira do músico, proporcionando imersão aos fãs.

Como um dos grandes do gênero, não podia faltar na lista de filmes para assistir no Dia Mundial do Rock.

Disponível no Globoplay.

3. The Runaways – Garotas do Rock

2010 ‧ Musical/Drama ‧ 1h 46m

Uma verdadeira Cherry Bomb para os fãs de The Runaways. Afinal, o longa mostra a explosão causada por cinco rockeiras durante os anos 70. Assim, o filme foca na formação da banda e na relação entre Cherie Currie e Joan Jett. Ou seja, como uma história do rock, a jornada acompanha desde o início da banda até o rompimento por ciúmes, drogas e colapsos psicológicos.

Disponível no Prime Vídeo.

4. Cazuza – O Tempo Não Para

2004 ‧ Drama/Musical ‧ 1h 38m

O Brasil também é o lar do rock. E como não representar o gênero com Cazuza? Logo, não poderia faltar uma boa obra brasileira nesta lista de filmes para assistir no Dia Mundial do Rock.

Um artista meteórico, Cazuza começou como ator, explodiu com o Barão Vermelho e conquistou o mundo em carreira solo. A vida boêmia, poeta e trágica do artista foi representado no filme Cazuza – O Tempo Não Para. O longa segue a jornada do músico até a sua morte, em 1990, em consequência do diagnóstico de AIDS.

Disponível na HBO Max.

5. O Garoto de Liverpool

2009 ‧ Musical/Drama ‧ 1h 33m

Por fim, como não encerrar uma lista de filmes para assistir no Dia Mundial do Rock com, talvez, uma das maiores bandas do gênero? O longa acompanha a vida de John Lennon antes dos Beatles sequer existirem. Em suma, mostra o cotidiano de um adolescente nas ruas da Inglaterra em 1950: bebidas, amores, músicas e brilhantina.

O filme se baseia no livro escrito pela irmã de Lennon, Imagine Isso: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon. Julia Baird mostra como Lennon foi abandonado pela mãe e criado pela tia. Portanto, O Garoto de Liverpool conta sobre a vida do artista e seu primeiro contato com os membros dos Beatles.

Disponível no Globoplay.

Curtiu a lista de filmes para assistir no Dia Mundial do Rock? VEJA OUTRAS: