Irmãs Sharma

2ª temporada de Bridgerton se inspira em histórias reais; entenda

Na 2ª temporada de Bridgerton, a trama atualiza as cenas com a entrada de duas personagens muito importantes: Kate e Edwina. Além de se envolverem em um triângulo amoroso com o protagonista Anthony, as Irmãs Sharma servem para simbolizar o papel da cultura indiana na sociedade britânica.

O fato que inspira as criações de Kate e Edwina está em que elas são figuras da vida real. Considerada uma das séries mais populares da Netflix, Bridgerton tem grande inspiração na saga literária de Julia Quinn. Cada temporada adapta um dos 8 livros – e o segundo ano, foca na história do primogênito Anthony.

No início da 2ª temporada de Bridgerton, o principal objetivo de Anthony (Jonathan Bailey) é encontrar uma esposa. No entanto, o que tinha tudo para ser o casamento de Anthony com Edwina, ao longo da série, se torna um forte laço de afeição por Kate Sharma. Segundo o levantamento feito pelo o site The LA Times, veremos a seguir sobre as inspirações reais da história de Edwina e Kate Sharma na série de Shonda Rhimes.

VEJA TAMBÉM: Pequeno dicionário com as mais esquisitas expressões de Bridgerton

A grande inspiração da série

A 2ª temporada de Bridgerton se passa no ano de 1814, 200 anos após a criação da Companhia das Índias Orientais.

Naquela situação a Índia tratava-se não de uma unidade administrativa, mas uma região semi-distribuída entre províncias e estados. Parte dos territórios anexados ao Império Britânico pelo exército da Companhia das Índias foram instaurados num sistema autoritário, enquanto outros reinos continuaram autônomos. A complexidade do câmbio de freguesia econômica entre esses países, permitiam contatos – e conflitos – entre a elite e a nobreza de ambas as sociedades”, afirma Hannah Greig, historiadora da Universidade de York e consultora histórica de Bridgerton.

Como atesta a especialista, toda a relação que envolvia as esferas de produção e demanda colonial proporcionou a difusão cultural entre ambos os lados.

A historiadora Durba Ghosh, da Universidade de Cornell, analisa que os relacionamentos entre homens europeus e mulheres indianas eram extremamente comuns em todas as etapas do colonialismo. Embora casamentos inter-raciais como o de Anthony e Kate fossem raros. “

“Nesse caso até poderia ser tido como um segredo entre os demais, mas assim que acontecia nos relacionamentos entre homens europeus e mulheres indianas da colônia chegando até a gerar filhos com elas, mas  quando retornavam ao seu reino procuravam recuperar sua reputação com “mulheres apropriadas“, completa a historiadora. 

Curiosidades

Para escrever o livro “Sex and the Family in Colonial History”, a historiadora Durba Ghosh pesquisou perfis de mulheres que assim como as Irmãs Sharma, circulavam entre a nobreza britânica na época da Regência.

Vistas como aristocratas, essas mulheres faziam parte da elite indiana, e por isso, se acostumaram mais facilmente às expectativas da sociedade britânica”, comenta a especialista.

Kitty Kirkpatrick é uma dessas mulheres, filha de um influente administrador da Companhia das Índias Orientais. Além disso, ela mudou-se da cidade indiana de Hyderabad para Londres. Aliás, quando tinha 4 anos e por lá viveu entre a nobreza até a sua morte em 1889. Sua “beleza exótica” era a principal devoção do filósofo escocês Thomas Carlyle, um influente pensador do século XIX.

Outra figura histórica que inspira a trama das Irmãs Sharma na 2ª temporada de Bridgerton é Elizabeth Ducarel. Nascida em Sharaf-un-nissan, Elizabeth mudou de nome ao imigrar para a Inglaterra com o marido Gerard Gustavus Ducarel. Ele era um supervisor de províncias da Companhia das Índias Orientais. Com Gerard ela teve 6 filhos e era bastante ativa na sociedade londrina, então, circulava livremente entre elite inglesa.

“É importante citar que todas essas mulheres adotaram nomes europeus. O fato das irmãs Sharmas permanecerem com o sobrenome indiano, é no mínimo improvável”, analisa Durba Ghosh.

Enfim, curtiu a matéria?

Então, siga a gente no Google News. Além disso, convidamos você a nos seguir nas redes sociais TwitterInstagram e Facebook para ficar por dentro de tudo que rola no mundo das séries e filmes.