13 filmes populares baseados em fatos reais, que você não sabia

Por algum motivo, a experiência de assistir a filmes baseados em histórias reais é singular. Reconhecer que os eventos retratados na tela realmente aconteceram, pelo menos em parte, confere uma autenticidade que torna a visualização ainda mais cativante. Embora seja comum saber que filmes como “Psicose” e “Prenda-me Se For Capaz” têm suas raízes na realidade, existem outras obras cinematográficas que, de forma menos óbvia, também se inspiram em eventos verídicos.

Desde o envolvente “Gênio Indomável” até um dos romances mais queridos de todos os tempos, “O Diário de uma Paixão” de Nicholas Sparks, esses são alguns filmes que talvez você não sabia que possuem, mesmo que de maneira sutil, bases em histórias reais.

+ Quer ganhar um teste de até 1 MÊS GRÁTIS DE STREAMING? CLIQUE AQUI e aproveite!

Os Bons Companheiros

1990 ‧ Crime/Thriller ‧ 2h 26m ‧ Onde assistir: Amazon Prime Video e HBO Max. Ou ainda, alugue na Apple TV, Google Play Filmes e TV, e no YouTube.

Contada a partir da perspectiva de Henry Hill (Ray Liotta), um gângster local do Brooklyn e traficante de drogas, “Os Bons Companheiros” concentra-se na vida do personagem na máfia, explorando seu relacionamento com sua esposa Karen (Lorraine Bracco) e seus parceiros na máfia, Jimmy Conway (Robert De Niro) e Tommy DeVito (Joe Pesci).

Como se descobre (via ATI), o notável filme de crime de Martin Scorsese é mais do que uma história fictícia. Baseado no best-seller não ficcional de 1986, “Wiseguy”, que girava em torno da vida do associado da família criminosa Lucchese, Henry Hill, bem como de seus camaradas e de seu envolvimento no infame assalto à Lufthansa, este filme icônico oferece representações de pessoas reais.

A Noviça Rebelde

1965 ‧ Musical/Romance ‧ 2h 54m ‧ Onde assistir: Disney+

Este icônico musical de 1965 aparentemente é muito mais do que aparenta ser. O lendário filme de Robert Wise é baseado em uma peça que, por sua vez, tem como base a primeira parte das memórias de Maria von Trapp, intituladas “The Story of the Trapp Family Singers”, publicadas pela primeira vez em 1949.

O livro conta a história da personagem da vida real de Julie Andrews em “A Noviça Rebelde”, Maria von Trapp, que aceita um emprego como governanta em uma grande família enquanto decide se tornar ou não uma freira. No entanto, diz-se que a trama do filme nem sempre permanece fiel ao material de origem.

Gênio Indomável

1997 ‧ Thriller/Romance ‧ 2h 6m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video, Netflix e Telecine. Ou ainda, alugue no Google Play Filmes e TV, e no YouTube.

O clássico e inspirador drama “Gênio Indomável” tem Matt Damon no papel de Will Hunting, um jovem extremamente talentoso, mas rebelde, e Robin Williams como seu bondoso e compreensivo psicólogo, Sean. Este incrivelmente tocante filme de Gus Van Sant, lançado em 1997, foca em um rapaz altamente inteligente que precisa de ajuda para redirecionar o caminho de sua vida a fim de descobrir sua verdadeira identidade.

“Gênio Indomável” busca inspiração em eventos da vida real. De acordo com Damon, o adorado filme, lindamente escrito pelo próprio ator, apresenta cenas vagamente baseadas em episódios ocorridos com seu irmão: “Ele estava visitando um físico que conhecíamos no M.I.T. e estava andando pelo Infinite Corridor. Ele viu aquelas lousas que revestem os corredores. Então, meu irmão, que é artista, pegou um giz e escreveu uma versão incrivelmente elaborada, totalmente falsa de uma equação. E era tão legal e completamente insano que ninguém apagou por meses.”

Tubarão

1975 ‧ Thriller/Aventura ‧ 2h 4m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video e Telecine. Ou ainda, alugue na Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube.

Todo mundo já ouviu falar do clássico de 1975 com o grande tubarão mau que leva a comunidade litorânea de Cape Cod à loucura (e com razão). Mas alguém sabia que foi inspirado em uma história real de tubarão? Estrelando Roy Scheider como o xerife local Brody e Richard Dreyfuss como o biólogo marinho Hooper, este envolvente filme é garantia de manter os espectadores à beira de seus assentos.

De acordo com o Business Insider, a estrela principal da obra-prima de Steven Spielberg, “Tubarão”, é parcialmente baseada em um tubarão que matou quatro pessoas em 1916, em Nova Jersey, durante uma “série de ataques que culminou na cidade de Matawan, onde um menino de 10 anos foi morto em 12 de julho de 1916, enquanto nadava em um riacho do interior, a mais de 16 quilômetros da baía oceânica mais próxima”.

Diário de uma Paixão

2004 ‧ Romance/Comédia ‧ 2h 4m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video e HBO Max. Ou ainda, alugue na Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube.

Adaptado do romance homônimo de Nicholas Sparks, “Diário de uma Paixão”, dirigido por Nick Cassavetes, conta a admirável história de dois amantes de classes sociais opostas. Em um asilo, o residente Duke (James Garner) lê para uma senhora idosa (Gena Rowlands) que sofre de demência senil e perda de memória. Ele narra uma história de romance muito apaixonante envolvendo um jovem de classe baixa (Ryan Gosling) que se apaixona por uma garota rica (Rachel McAdams).

Quem diria que um dos romances mais queridos da indústria cinematográfica foi baseado em eventos da vida real, mesmo que de maneira livre? De acordo com o Mirror, o autor realmente baseou sua história na relação dos avós de sua esposa, que ficaram juntos por mais de 60 anos: “O Diário de uma Paixão foi originalmente inspirado na história dos avós da minha esposa. Eles tinham uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias.”

Janela Indiscreta

1954 ‧ Thriller/Mistério ‧ 1h 52m ‧ Onde Assistir: Alugue na Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube.

Um dos maiores filmes de Alfred Hitchcock, assim como “Psicose”, “Janela Indiscreta” também é um clássico inspirado em eventos verdadeiros macabros; além disso, é também um comentário social impactante. O filme segue L.B. Jefferies (James Stewart), um fotógrafo que passa seus dias preso em casa se recuperando em uma cadeira de rodas e, enquanto isso, espiona atentamente seus vizinhos da janela de seu apartamento em Greenwich Village, certo de que um deles cometeu um assassinato.

Hitchcock afirmou isso por si mesmo: “Usei duas histórias reais da imprensa britânica. Uma era o caso Patrick Mahon e a outra era o caso do Dr. Crippen. No caso Mahon, o homem matou uma garota em um chalé à beira-mar no sul da Inglaterra. Ele desmembrou o corpo e o jogou, pedaço por pedaço, pela janela de um trem. Mas ele não sabia o que fazer com a cabeça, e foi daí que tirei a ideia de procurarem a cabeça da vítima em ‘Janela Indiscreta’.”

As Golpistas

2019 ‧ Crime/Comédia ‧ 1h 49m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video e HBO Max. Ou ainda, alugue na Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube.

Uma experiência extremamente divertida, “Hustlers”, dirigido por Lorene Scafaria, tem a icônica Jennifer Lopez como protagonista, ao lado de outros rostos reconhecíveis, como Constance Wu, Keke Palmer, Cardi B e Lili Reinhart. O filme acompanha uma equipe de ex-funcionárias de um clube de strip que buscam vingança contra seus clientes de Wall Street.

Quanto aos eventos reais em que o filme se baseia: o artigo de Jessica Pressler de dezembro de 2015 na revista New York, intitulado “The Hustlers at Scores”, no qual a jornalista entrevistou Keo e Samantha Foxx, duas das cinco pessoas acusadas de supostamente dopar homens.

Chicago

2002 ‧ Musical/Crime ‧ 1h 53m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video, Netflix e Telecine. Ou ainda, alugue no Apple TV, e no YouTube.

Este adorado musical de Hollywood, que apresenta um elenco de atores extremamente talentosos, gira em torno de duas condenadas à morte, Velma Kelly (Zeta-Jones), que assassinou o marido e a irmã após descobrir um caso entre os dois, e Roxie Hart de Zellweger, que matou o marido ao descobrir que ele não a tornaria uma estrela. Lutando pela fama que as manterá longe das grades na década de 1920 (você acertou), este encantador filme terá os olhos da plateia grudados na tela.

O que pode surpreender alguns é como “Chicago” se baseia em uma história real sombria. Inspirando-se na peça de 1926 escrita pelo repórter designado para cobrir os julgamentos das assassinas Beulah Annan (Roxie Hart) e Belva Gaertn (a inspiração para Velma Kelly), este envolvente musical compartilha muitas semelhanças com eventos da vida real.

Footloose – Ritmo Louco

1984 ‧ Dança/Musical ‧ 1h 47m ‧ Onde Assistir: Telecine. Ou ainda, alugue no Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV, e no YouTube.

“Footloose” é talvez um dos filmes mais conhecidos do gênero musical. A trama centra em um adolescente rebelde e cheio de energia que se muda de Chicago para a pequena cidade de Bomont, onde a música rock e a dança foram proibidas. Inicialmente, Ren (Kevin Bacon) tenta se encaixar, mas logo descobre que não tem escolha a não ser enfrentar o preconceito.

Ao que parece, no ano de 1979, a pequena cidade de Elmore City, Oklahoma, enfrentou uma crise comunitária – enquanto os alunos do último ano da Elmore High School se esforçavam para planejar um baile de formatura, as danças eram proibidas por uma ordenança esquecida do final do século XIX, que considerava a dança uma ferramenta do diabo (segundo a BBC).

Quase Famosos

2000 ‧ Comédia/Drama ‧ 2h 2m ‧ Onde Assistir: Alugue no Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play Filmes e TV, e no YouTube.

Quando um estudante do ensino médio recebe a oportunidade de escrever uma história para a Rolling Stone Magazine sobre uma promissora banda de rock enquanto os acompanha em sua turnê, o aspirante a jornalista de rock, William Miller (Patrick Fugit), tem a chance de vivenciar um vislumbre da fama.

Embora em parte fictícia, tanto o filme quanto o musical de mesmo nome são baseados em uma história real (via Distractify). Inspirado em Cameron Crowe, o roteirista e diretor do filme, e em seu tempo escrevendo para a Rolling Stone Magazine quando tinha apenas 16 anos na década de 1970, “Quase Famosos” é considerado uma de suas melhores obras. Ele apresenta vários personagens baseados em pessoas reais, incluindo a principal groupie Pennie Ann Trumbull, que foi uma grande inspiração para a personagem de Kate Hudson na tela, Penny Lane.

Garota, Interrompida

14 1999 ‧ Thriller/Drama ‧ 2h 7m ‧ Onde Assistir: Netflix. Ou ainda, alugue no Amazon Prime Video, e no Apple TV.

Após uma longa estadia em uma instituição de saúde mental no final da década de 1960, “Garota, Interrompida” apresenta aos espectadores uma visão realista dos temas sensíveis que aborda, incluindo o Transtorno de Personalidade Borderline. Repleto de performances incríveis de atores incrivelmente talentosos (que renderam a Angelina Jolie um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), o filme de James Mangold oferece ao público uma poderosa história real.

Baseado na memória de 1993 de Susanna Kaysen, que descreve os eventos durante sua estadia no Hospital McLean, “Garota, Interrompida” é uma maravilhosa adaptação de uma história emocionante. Após uma tentativa de suicídio com aspirina e vodka, Kaysen acabou na instituição de saúde mental. “A imagem deles de mim era instável, pois estava desalinhada com a realidade e baseada em suas necessidades e desejos”, escreveu sobre seu relacionamento com seus pais. “Eles não davam muito valor às minhas capacidades, que admitidamente eram poucas, mas genuínas.”

Como Se Fosse a Primeira Vez

Comédia/Romance ‧ 1h 39m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video e Paramount+. Ou ainda, alugue no Apple TV, Google Play Filmes e TV, e no YouTube.

A comédia dramática “Como Se Fosse a Primeira Vez”, dirigida por Peter Segal, gira em torno de Henry Roth (Adam Sandler), solteiro e pronto para se envolver em um paraíso havaiano, pulando constantemente de um relacionamento para outro sem compromissos. Isso até ele conhecer Lucy (Drew Barrymore), uma garota linda e encantadora por quem se apaixona e descobre que ela tem perda de memória de curto prazo, fazendo com que ela o esqueça no dia seguinte (e todos os dias).

Completamente incapaz de formar novas memórias por mais de 23 anos, Michelle Philpots é a mulher real cuja condição rara, desenvolvida após dois acidentes de carro trágicos, inspirou a história por trás do filme. De acordo com um relato da Cosmopolitan, as memórias de Philpots não vão além do ano de 1994, o que significa que ela acorda todos os dias pensando que tem algumas décadas a menos e acreditando que John Major ainda é o Primeiro-Ministro.

A Mulher Rei

2022 ‧ Ação/Aventura ‧ 2h 15m ‧ Onde Assistir: Amazon Prime Video e HBO Max. Ou ainda, alugue na Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube.

Este é um filme envolvente e poderoso de 2022, estrelando a extraordinária Viola Davis como a General Nanisca. Conta a história de uma unidade totalmente feminina de guerreiras que protegiam o Reino Africano de Dahomey na década de 1800, enquanto treina a próxima geração e mostra de maneira intensa que algumas coisas realmente valem a pena ser defendidas e lutadas.

O que pode surpreender alguns espectadores é que A Mulher Rei é baseado em uma história real, o que torna sua narrativa ainda mais empoderadora. Ao que parece, essas mulheres incomparáveis e revolucionárias realmente existiram por mais de um século e também estiveram presentes na era moderna há muito tempo, sendo referenciadas em sucessos recentes da cultura pop, incluindo “Pantera Negra” (Dora Milaje).

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia.